Virtualmente, Udesc decide retomar aulas de cursos de graduação em junho

Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Mais de 60 cursos presenciais de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) irão ter suas aulas retomadas em junho, de forma virtual. A decisão da instituição de ensino foi anunciada na terça-feira, 26.

De acordo com a assessoria da Udesc, desde 17 de março, quando as aulas presenciais foram suspensas em Santa Catarina, a reitoria e as direções-gerais dos centros de ensino mantidos pela universidade vêm definindo estratégias para que o retorno às atividades letivas ocorra com segurança.

Os cursos de pós-graduação e de educação a distância já retornaram. Na segunda-feira, 25, voltaram às atividades os 50 cursos de mestrado e doutorado, também de forma remota.

A resolução para o retorno não presencial está em análise pelo pró-reitor de Ensino e diretores de Ensino de Graduação, diretores-gerais, departamentos e líderes estudantis. O grupo também estuda a minuta de resolução de auxílio de inclusão digital e de edital para beneficiar alunos de graduação que não têm acesso à internet e a computadores. Após a finalização dessa análise, é que a Udesc irá informar a data do retorno.

Recentemente, a Udesc também disponibilizou um auxílio de inclusão digital para acadêmicos com dificuldades financeiras.

Nério Amboni, pró-reitor de Ensino, diz que as aulas não presenciais não serão um repositório de textos inseridos em plataformas virtuais para os estudantes fazerem leituras e trabalhos solicitados pelos professores. “Os docentes precisarão incentivar os alunos a pesquisarem e a pensarem em temáticas criativas”, afirma.