#SóAcho: Não basta só cortar a fita e inaugurar

NOSSO BOTO PESCADOR merece destaque. A eles foi dedicado o dia 25 de maio como a data em que marca a preservação dessa espécie que se tornou um dos nossos principais atrativos naturais ao turismo de visitação. Nossa cidade é hoje a ‘Capital Nacional do Boto Pescador’, entre outros reconhecimentos. Mas ainda muito se tem a fazer, além de um monumento que na maioria do ano fica em estado de abandono.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

EM ESTADO DE ISOLAMENTO: Assim permanecemos desde o mês de março, quando as informações de um novo vírus começaram a ter força nas redes sociais, aos poucos foi chamado de “coronavirírus” e recebeu alguns outros nomes técnicos e científicos como Covid-19 ou SAR-CoV-2. Os números iniciais hoje estão bem mais diferentes e assustadores, assim como o alto contágio e as causas que levam muitas pessoas a morte. As medidas de proteção foram criando corpo, começando com o isolamento “recomendado”, distanciamento, higiene pessoal, principalmente com as mãos, entre outras. Hoje, ainda após meses, pouco ainda se conhece, e ainda é incerto o que nos reserva o futuro em relação a esse inimigo que hoje é invisível. Faça a sua parte com o que se recomenda que eu continuo fazendo a minha. É o que se tem de mais concreto para combater esse vírus que nos afasta principalmente de quem mais amamos.

Divulgação / Agora Laguna

CONSCIÊNCIA e responsabilidade é o que está faltando para muitas pessoas com relação ao lixo produzido em suas casas durante o dia. Após isso, o que se vê e que vem recebendo críticas, é o lixo em nosso Centro Histórico. A coleta tem dia e horário marcado, porém alguns se esquecem desse detalhe e deixam por várias horas e logo, por ações de coletores em busca de material a serem vendidos e de animais em busca de alimentos ficam espalhados, deixando uma aparência não muito agradável ao nosso patrimônio.

TRAVESSIA DA BALSA: Agora tem decreto municipal que regulamenta sua travessia. Trata-se do decreto 6.238 de 17 de maio de 2020, que estabelece em seu Art: II – “O transporte público municipal mediante uso da balsa, cuja a lotação fica limitada ao máximo de 50% de sua capacidade, quando realizado por veículos, as pessoas devem permanecer no interior dos mesmos durante a travessia, todas com uso de máscaras, sendo obrigatório o uso de máscaras também para toda sua tripulação e, aos demais passageiros (ciclistas, motociclistas ou a pé), além do distanciamento mínimo de 1,5 m entre pessoas”.

Foto: José Henrique de Souza / Divulgação

FAROL LOTADO: Mesmo com restrições para travessia, o nosso Farol de Santa Marta, principalmente nos finais de semana, vem recebendo um grande número de pessoas entre elas lagunenses, visitantes e turistas em busca de hospedagem para desfrutarem das belezas da comunidade. Claro, em meio a essa pandemia os nativos assim chamados se mostram preocupados com a transmissão do vírus e não é por menos, pois estamos todos em sinal de alerta constante contabilizando principalmente os novos casos.

MERECE DESTAQUE uma faixa colocada no Farol confeccionada pelo grupo “Liberdade com Responsabilidade”, que faz um trabalho social na comunidade que diz o seguinte: “A sua praia é a nossa casa, seja consciente use máscara”. Bem-vindo ao Farol de Santa Marta, mais de forma responsável.

A VISITAÇÃO em nossos pontos turísticos também chama a atenção neste momento. O grande número de pessoas circulando apenas para dar uma volta, nos faz lembrar que não dá para esquecer que o recomendado é para ficar em casa e saindo somente se necessário, porém, o que estamos observando é que essas recomendações não vem sendo seguidas à risca pela maioria, tanto nos Molhes da Barra, Morro da Glória e principalmente por moradores de outras localidades.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

POLÍTICA SUJA, ainda praticada por muitos, agora mais aflorada através das redes sociais, vem ultrapassando limites no ataque a pessoas e com consequências em suas famílias. Não é de hoje que essa prática criminosa por pessoas escondidas atrás de um meio digital trazem a público notícias, na grande maioria mentirosas ou as conhecidas “fake news”, com o objetivo único de tirar vantagens e nesse período eleitoreiras. Tem muitos assim e observo que embora tenham telhados feitos de vidros continuam atirando pedras para cima. Eu acredito muito na lei do retorno. Aqui se faz, aqui se paga, o que plantou colhe. Por isso é bom ficar atento não esquecendo que a justiça pode ser feita a qualquer momento ou pela lei divina ou a lei do homem.

Foto: Hector Candemil / Divulgação

PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA do acesso Norte começou a ser executada na conhecida ‘rua da Granja’ ou Arno João Jerônimo. Quem passa pela via já pode observar grande parte asfaltada nessa obra que vem sendo executada pela empresa Qualidade, de Palhoça. Agora é aguardar ser finalizada, claro, destacando que tem parte não asfaltada por onde a ferrovia corta a rua e também ao final onde se encontra com a BR-101, onde algo tem que ser feito por conta do DNIT.

E A NOSSA UTI, sabemos que nunca existiu! O que existiu foi a vontade de um dia ter essa Unidade de Terapia Intensiva a disposição principalmente dos lagunenses. A chama de fato se reacendeu após essa pandemia e a possível falta de leitos à população que necessitasse de respirador. Surge agora a possibilidade de ter somente a estrutura pronta, porém, não basta só cortar a fita e inaugurar esse espaço. Como já falei, é necessário algo mais e com garantia mensal para o pagamento, principalmente para manutenção de equipamentos, insumos necessários e um corpo técnico capaz de gerenciar essa importante unidade. A médica e presidente do hospital, Tatiana Blosfeld, ressaltou que a unidade é grata pela concessão do recurso, via PML, mas frisou que esta é “apenas a primeira etapa para que os leitos sejam ativados”. Tudo isso vai dar pano para muita manga até o final de agosto. Minha opinião!

5,7 MILHÕES estarão entrando no cofre do município de Laguna através do Programa Federativo de Enfrentamento ao Novo Coronavírus. O projeto aprovado pelo Congresso Nacional que garante socorro financeiro bilionário repartido entre estados e municípios foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

CIDADÃO LAGUNESE: Protocolado na secretaria da Câmara Municipal de Vereadores de Laguna o Projeto de Decreto Legislativo 003/2020 de autoria de vereador Adilson Paulino (PSD) que agora tramita para apreciação e após votação dos demais vereadores. O projeto concede o Título de Cidadão Lagunense ao prefeito Mauro Vargas Candemil.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

ELVIS PALMA, 55 anos, é formado em administração de empresas, funcionário público estadual, fotógrafo e comentarista do Jornal da Manhã da Rádio Difusora de Laguna.


As informações e opiniões expressas neste texto, são de total responsabilidade do seu autor.

Os artigos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Agora Laguna.

Previous
Next

Útimas Notícias

Previous
Next