SC continua em quarentena, abre comércio de rua e mantém transporte suspenso

Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Em atualização | A partir de segunda-feira, 13, o governo de Santa Catarina vai liberar o retorno das atividades das lojas e comércios de rua, segundo informou o governador Carlos Moisés (PSL) em coletiva na manhã deste sábado, 11. A medida será oficializada em portarias e decreto que devem ser expedidos até domingo, 12.

O governo mantém as restrições de isolamento social e determina que a reabertura na segunda-feira deve ocorrer com medidas de proteção e uso de equipamentos individuais para proteção dos clientes. Vão poder voltar hotéis, comércios de rua e restaurantes no sistema drive-thru.

Até 30 de abril, o governo manteve as restrições de circulação para todas as modalidades de transporte coletivo, com exceção aos ônibus fretados para translado dos funcionários da saúde ou linha de frente. A suspensão é válida também para academias, shoppings ou galerias comerciais. Os restaurantes e bares deverão proibir a permanência no local.

Já a realização de eventos ou reuniões públicas e privadas, incluindo excursões, cursos presenciais, misas e cultos religiosos estão proibidas, assim como a concentração em espaços públicos de uso coletivos, praças, parques e praias. Calendários de eventos esportivos públicos e particulares estão suspensos até 31 de maio.

A mesma restrição vale para teatros e cinemas que não podem abrir as portas ao público e para as aulas da rede pública e privada de ensino, em todos os níveis educacionais, sem prejuízo letivo.