Paciente de Pescaria Brava com coronavírus segue internada na UTI

A única paciente de Pescaria Brava até o momento confirmada com o novo coronavírus continua internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) de Tubarão. A mulher tem 44 anos e viajou recentemente à Europa, onde deve ter contraído a doença.

Ela retornou da viagem em 16 de março e foi colocada em isolamento, com monitoramento pelas equipes de saúde do município. No quinto dia, começou a apresentar sintomas e foi internada no HNSC, onde está há um mês. O diagnóstico para coronavírus foi confirmado em 30 de março.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, na época da confirmação, o secretário de Saúde de Pescaria Brava, Henrique Castro de Souza, informou que o quadro de saúde da paciente ajudou a facilitar o contágio. “A paciente é nova, mas ela tinhas doenças pneumáticas crônicas o que colaborou [para o contágio]”, disse.

Portal Agora Laguna apurou que a mulher continua fazendo uso de respirador mecânico e está estável. O hospital deve fazer nos próximos dias a tentativa de retirada do equipamento, para verificar a capacidade de reação da paciente sem o item.

Nesta segunda, 20, Pescaria Brava atualizou os dados epidemiológicos e após duas semanas voltou a ter um caso suspeito em investigação. Quatro casos, com coleta enviada ao Lacen, tiveram resultados negativos.

UTI de Tubarão tem quatro internações

Confirmados com coronavírus, além da mulher de Pescaria Brava, mais três pessoas estão internadas na UTI. Um morador de Tubarão, um de Gravatal e um de Imbituba. As informações são do boletim epidemiológico da prefeitura de Tubarão, divulgado nesta segunda.

Ainda de acordo com os dados, mais dois casos suspeitos, um de Tubarão e o outro de Braço do Norte. Na ala pediátrica da UTI, há um paciente de Cocal do Sul que também aguarda o resultado do exame.