Dois primeiros testes de suspeitas em Laguna dão negativos

Divulgação

A prefeitura de Laguna informou no começo da tarde deste domingo, 22, que os dois primeiros testes coletados no município deram negativo para novo coronavírus (Covid-19). As amostras foram coletadas na última terça-feira, 17, e levadas para análise no Laboratório Central (Lacen) em Florianópolis, capital do estado.

Os pacientes, segundo as recomendações médicas, devem permanecer ainda em observação por mais alguns dias. O Portal Agora Laguna apurou que se tratava de um casal, com idades entre 30 e 40 anos. Ambos são moradores de Laguna e não viajaram para o exterior.

Demora na entrega de resultados

Na coletiva de imprensa feita na manhã deste sábado, 21, o secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, lembrou que as coletas são analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Santa Catarina. Essa centralização faz com que o órgão fique sobrecarregado de amostras.

Zeferino apontou que o Lacen tem atuado em turnos diferentes para conseguir atender à demanda estadual em tempo ágil. Os resultados podem sair na faixa de 72h a uma semana e a pasta que gere a saúde catarinense tenta viabilizar meios de contratar mais laboratórios para diluir a carga e agilizar a divulgação de resultados.

Outros casos suspeitos em Laguna

Há mais cinco casos em investigação. O terceiro do município foi registrado no fim da noite de terça-feira. Um jovem de 26 anos, que voltou há mais de dez dias de Portugal, procurou o hospital de Laguna por apresentar sintomas de Covid-19. As amostras foram colhidas e enviadas para o Lacen.

O quarto caso foi divulgado no dia 18 e é de uma mulher, 53 anos, que teve contato com pessoas que estiveram em uma festa particular de Braço do Norte, cidade em que houve o primeiro registro oficial de contágio na Amurel. O caso pode ser considerado como de transmissão comunitária, já que outras duas pacientes de Tubarão com diagnóstico positivo de coronavírus se infectaram da mesma maneira. Todos os pacientes estão em isolamento.

O quinto e o sexto caso foram coletados na sexta-feira, 21. Duas mulheres de 53 e 75 anos entraram no grupo de casos suspeitos de Laguna, com as coletas já enviadas ao Lacen para análise.

O sétimo paciente em observação tem 63 anos. O homem foi internado no dia 21 e transferido no dia seguinte para Tubarão. Ele está internado em estado grave de saúde na UTI do hospital Socimed.

SC confirma 57 casos

O governo catarinense atualizou na noite deste sábado, 21, os dados do coronavírus no estado. Até às 8h30, o número de casos que era de 51 cresceu para 57 casos, segundo o novo levantamento.

São dez pessoas em Florianópolis, seis em Tubarão, seis em Balneário Camboriú, seis em Braço do Norte, seis em Itajaí, seis em Criciúma (o município tem mais um caso que ainda não consta na relação), quatro em Joinville, duas em Imbituba, duas em Chapecó, duas em São José, duas em Rancho Queimado. Jaraguá do Sul, Navegantes, Pomerode, Gravatal e Jaguaruna, fecham a lista com um caso cada.

A prefeitura de Lages informou ter confirmado um caso na cidade e a de Blumenau, divulgou outros dois. Os números ainda não constam na relação do governo do Estado e só são considerados após validação do Lacen.