Divulgação/Secom-SC
 

Coronavírus

Dois casos suspeitos de contágio por novo coronavírus (Covid-19) são monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), segundo informou a prefeitura de Pescaria Brava, em boletim diário enviado à imprensa nesta quinta-feira, 19.

Os pacientes procuraram a unidade básica do bairro Km 37 e fizeram as coletas de amostras que serão analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), de Florianópolis. “Solicitamos que eles fiquem em isolamento domiciliar, conforme orientação às pessoas que têm sintomas de problemas respiratórios”, disse o secretário Henrique de Castro.

Os casos são de pessoas distintas que provavelmente não têm relação familiar. Uma das pessoas está na faixa etária adulta e a outra é idosa, segundo informou o gestor.

Pescaria Brava se junta aos municípios da Amurel que vêm registrando casos suspeitos nos últimos dias. Até o começo da tarde de quarta-feira, 18, havia 39 casos em investigação, com Tubarão liderando a lista – 20 pessoas esperam resultado. Em Laguna, já há quatro casos suspeitos.

SC confirma 14 casos

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou nesta quarta-feira o novo panorama do avanço do coronavírus no estado. Em relação aos dados do dia anterior, os casos confirmados dobraram, passando de sete para 14.

São cinco pessoas em Florianópolis, duas em Tubarão, duas em Balneário Camboriú, duas em Rancho Queimado, duas em Braço do Norte, e uma em Joinville. Destes casos, quatro foram contraídos através de transmissão comunitária.

O secretário da Saúde, Helton Zeferino anunciou que o estado recebeu ontem mais 480 kits do governo federal para os testes. Os insumos serão usados pelo Lacen e essa quantidade é suficiente no momento, segundo informou o gestor. Os resultados saem entre 48 horas e 72 horas depois que a coleta chega ao local.