Cidades recebem doses da vacina pentavalente, mas quantidade é insuficiente

Em falta desde novembro, a vacina pentavalente começou a ser distribuída novamente em Santa Catarina, após o estado receber mais de 28 mil doses na última semana. Na Amurel, a distribuição começou na quinta-feira, 16, pela Gerência Regional de Saúde de Tubarão, que recebeu 1.360 doses para destinar para 18 municípios.

Laguna e Pescaria Brava já distribuíram em suas salas de imunização nesta sexta-feira, 17, as doses recebidas, mas na avaliação dos secretários de Saúde dos dois municípios, a quantidade vinda é insuficiente para suprir a necessidade.

“As doses estão aquém na necessidade do município. Porém, ficaram de enviar mais 129 na segunda-feira”, lamenta a secretária de Laguna, Valéria Olivier. O município foi abastecido com 129 doses, espalhadas por cinco unidades básicas de saúde. Conforme dados levantados pela pasta, em torno de 473 crianças precisam da vacina na cidade.

Em Pescaria Brava, a diferença entre a quantidade de doses e o número de crianças que precisam fazer uso da vacina é enorme. “Temos mais ou menos 200 crianças na faixa etária da vacina e a gerência nos enviou 28 doses”, comenta o secretário Henrique de Souza. A previsão é que na terça-feira, 21, ao município ganhe mais doses para distribuição.

Pentavalente

Toda criança precisa tomar a vacina. Ela é dividida em três doses e deve ser aplicada aos dois, quatro e seis meses de idade. A pentavalente serve para prevenir doenças como difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças causadas por Haemophilus influenzae tipo B.

O desabastecimento em Santa Catarina, começou em maio de 2019. Naquele mês e em junho, o Ministério da Saúde encaminhou 50% do volume habitual e em julho, o montante foi de 44% do lote mensal.

O estado não recebeu doses entre agosto e setembro e em outubro, teve duas remessas: 11 mil doses no começo do mês e 22 mil em 25 de outubro. Novembro e dezembro não houve repasse da pentavalente.

Onde encontrar a pentavalente

  • Laguna: Campo de Fora; Magalhães; Mar Grosso; Passagem da Barra; e Cabeçuda.
  • Pescaria Brava: Laranjeiras e Barreiros.

Atualizado às 16h07, de 17/01/2019.