Banheiros públicos na orla do Mar Grosso: reformados e trancados

Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Com algumas semanas de temperaturas elevadas, o Mar Grosso tem ficado lotado de turistas e também de banhistas locais que procuram a praia mais frequentada de Laguna para se refrescar nesta época do ano. E ao longo da orla do balneário, os veranistas têm à disposição segurança e infraestrutura para caso precisem fazer suas necessidades. Pelo menos, era para ser assim.

O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) de Laguna gerencia quatros postos de guarda-vidas na orla do Mar Grosso e em três destes há um anexo, onde o poder público instalou chuveiro e banheiro para homens e mulheres. Estas estruturas são de responsabilidade da prefeitura.

Para garantir que na alta temporada, banhistas e turistas estariam bem servidos, a administração pública de Laguna contratou empresa para reformar os banheiros e revitalizar os chuveiros. A obra iniciou em 3 de dezembro de 2019 e tinha previsão para ser entregue na primeira quinzena do mesmo mês.

Em seu site oficial, o governo municipal informou que a reforma custou R$ 34.312,56 e incluí revestimento cerâmico interno, colocação de portas em cada unidade, luminárias internas, chuveiros externos e portas de grade de ferro externas. A nota diz que seriam revistos todos os chuveiros e reformados, apenas, os postos um e três.

Foto: André Luiz/Agora Laguna

Apenas um posto funciona com banheiro e chuveiro

Diante de reclamações recebidas feitas por banhistas, a reportagem do Portal Agora Laguna percorreu entre 15h30 e 16h, de terça-feira, 14, a orla do Mar Grosso, conferindo a situação dos banheiros e chuveiros instalados nos postos guarda-vidas.

Durante a meia-hora em que a reportagem esteve na praia, não encontrou nenhum funcionário da empresa contratada, e não viu ninguém da prefeitura responsável pela gestão das estruturas. “Deveria ter uma pessoa aqui cuidando. Já vim aqui outras vezes e não vi ninguém. Gosto muito da cidade. É uma pena”, comentou uma veranista no posto três.

São quatro postos:

  • Posto um: banheiro fechado, com chuveiro funcionando. Contemplado com a reforma geral.
  • Posto dois: sem banheiro, apenas chuveiro. Contemplado com reforma para chuveiro.
  • Posto três: banheiro ativo, com chuveiros funcionando. Contemplado geral.
  • Posto quatro: banheiro fechado com sinais de depredação e com chuveiro funcionando. Contemplado com reforma para chuveiro. Este é o único que tem rampa para facilitar acesso para cadeirantes.

Contraponto

Como citado anteriormente, a previsão era que a reforma seria entregue na primeira quinzena de dezembro. Mas, segundo o prefeito Mauro Candemil (MDB) em entrevista ao jornal Hora Certa Notícias, a conclusão do serviço não foi feita pelo recesso de final de ano.

Ao Portal Agora Laguna, o chefe do Executivo confirmou o atraso na entrega e acrescentou que “não poderíamos fazer o destrato com a empreiteira sob o risco de ficarmos sem o o banheiro na temporada”. Candemil disse também que a empresa informou que entregaria as chaves dos banheiros na terça-feira à Secretaria de Administração, Finanças e Serviços Públicos.

A reportagem tenta contato com a secretaria para confirmar se houve a entrega das chaves e quando houver a informação, a matéria será atualizada.