O que é a nuvem-prateleira, fenômeno registrado em Laguna

Foto: João Baiuka/Arquivo pessoal

Uma foto registrada no começo da tarde de terça-feira, 29, chamou atenção nas redes sociais e em aplicativo de mensagens. Na Praia do Cardoso, região da ilha, o surfista João Alberto Schmitz Filho, o Baiuka, registrou o momento em que o fenômeno climático, conhecido como ‘nuvem prateleira’ (shelf cloud, no termo em inglês) se aproximava do balneário.

Durante o momento da passagem do temporal, a redação do Portal Agora Laguna recebeu imagens do momento da passagem da nuvem por Morro Grande, Praia do Sol, Magalhães e outros pontos da cidade.

Ela divide o céu em ‘escadas’, como explica o meteorologista da NSC Comunicação, Leandro Puchalski, o que dá a sensação de uma prateleira no ar. Os degraus que justificam o nome da nuvem, possibilitam a visualização das camadas entre o ar frio (que desce) e o ar que permanece dentro da formação.

Segundo o especialista, a nuvem tradicionalmente é formada à frente da tempestade quando um ar frio desce de dentro dela e segue em direção ao solo. A partir da formação prateleira é que ela desce da nuvem para o solo e entra em contato com a superfície.

Essa descida ocorre em alta velocidade o que provocou os fortes ventos que atingiram a região Sul – os ventos nos municípios da Amurel ficaram entre 70 e 75 quilômetros por hora. A ventania forte provocou o destelhamento de uma oficina em Pescaria Brava, a cena registrada em vídeo impressionou pela força do vento.

*Com informações de NSC Total.