#SóAcho: Na semana da mentira, as novidades da terrinha

SEMANA COMEÇANDO NO DIA PRIMEIRO, porém não é qualquer primeiro. É o 1º de abril, considerado por muitos o dia das mentiras, dos tolos, da gafe, ou dos bobos. É ainda aquela data especial para espalhar boatos. Por falar em boatos, tiveram tantos na semana que passou que daria para todos serem contados nesse dia primeiro. Entre eles: “Tanara Cidade de Souza vai assumir a pasta da Secretaria de Assistência Social e Habitação?”. Mentira, boato ou realidade?

CASA CANDEMIL certamente contará novamente as histórias da cidade através do retorno do seu acervo. Em Laguna, a população conheceu nesta sexta-feira pela manhã, o resultado da restauração da casa, em obra realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que recuperou todo o espaço da edificação que sedia o Arquivo Público Municipal. Vamos esperar que todo o acervo possa retornar em breve ao local.

ELE É DE LAGUNA… MAS A BANDEIRA É BRAVENSE. Vinicius Izidoro, que recebe apoio da vizinha Pescaria Brava, conquistou três medalhas no Floripa Fall International Open, disputado na capital catarinense Florianópolis, na tarde deste domingo, 31. Izidoro, que se prepara para disputar o mundial em Abu Dhabi em abril, venceu na categoria pesado com e sem kimono e ficou em terceiro no absoluto. Quando vamos aprender a valorizar o esporte e os desportistas locais? Acho que estamos perdendo tempo. Tem muitos atletas que poderiam ter o patrocínio lagunense através da prefeitura.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

A FESTA DA TAINHA, TÃO ESPERADA POR MUITOS, promete agitar a baixa temporada na cidade de Laguna, nos dias 15 e 16 de junho, no Ravena Cassino Hotel, Mar Grosso, onde são programados shows regionais, além de gastronomia, feiras e a divulgação da tradição açoriana. O evento é organizado por Rogério Félix e Lawrence Chede. Acho que o município perdeu por não estar na frente desse projeto. A quem acreditou e acredita nesse potencial, certamente iremos ver essa festa no calendário dos próximos anos.

NO DIA PRIMEIRO DE ABRIL, acompanhei a instalação do Complexo Eólico Lagunar, com investimento de R$ 2,4 bilhões na implantação de 294 aerogeradores. Sem dúvidas, esse é o maior projeto de energia dos ventos do Sul do Brasil em nossa cidade. Infelizmente foi primeiro de abril.

E ASSIM CAMINHA LAGUNA! FOI NA PRESSÃO e somente após muitos pedidos, falamos em vários pedidos e reclamações, que a ponte sobre o rio das Conchas, na localidade da Madre, no distrito de Ribeirão Pequeno, foi reformada. De acordo com o secretário de Obras, Renato de Oliveira, carinhosamente chamado e conhecido como ‘Checo’, as madeiras serão tratadas, o que deve dar maior durabilidade nos trabalhos. Lembrando que o último reparo foi em 2017. Só acho que em 2020 muitos políticos vão ter trabalho em garimpar seus votos passando sob a ponte.

CHEGAMOS AO MEIO DA SEMANA  e saiu a notícia da publicação do processo licitatório na modalidade pregão presencial, pelo critério de menor preço global, para a contratação de empresa especializada para a elaboração do projeto arquitetônico e complementares para a nova sede administrativa do município. Para o vereador Preto Crippa (PP), nas ondas da rádio, trata-se de um fato puramente eleitoreiro.

LI NO BLOG DE VALMIR GUEDES JUNIOR, que, com a exoneração de Márcio José Rodrigues Filho, da presidência da Fundação Lagunense de Cultura (FLC), assumiu interinamente a titularidade daquele órgão, a museóloga Mirella de Jesus Honorato. Portaria de nomeação RH 0379/19 foi publicada no Diário Oficial da última sexta-feira, 29.

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N. 0003/2019, que foi lido na sessão do dia 02, irá criar a Secretaria de Comunicação Social para dar maior grau de autonomia e liberdade para que as ações desencadeadas pelo Poder Executivo alcancem maior amplitude. Conforme Valmir Guedes Junior em seu blog, “fonte confiável de informação na nossa cidade”, o nome que está sendo citado nos bastidores políticos para a titularidade desta pasta é do radialista Celso Fernandes, que já exerceu esta secretaria na gestão do prefeito Everaldo dos Santos (2013-2016). É fato que a comunicação não ajudou em muito o prefeito Mauro Candemil, tanto que foi dada prioridade para aprovação da matéria na casa do povo.

SIM À RESTAURAÇÃO E NÃO À DEMOLIÇÃO foi a manifestação na Câmara de Vereadores com bandeiras e cartazes, por um grupo de pessoas do bairro Progresso que não estão contentes com a notícia publicada de que o antigo Centro Social Urbano será demolido pelo Estado.

SÓ DANDO DE RELHO! Mais uma vez, há cerca de dois meses, a prefeitura está limpando a região do campo do Laguna Esporte Clube (LEC) e a todo momento carroceiros, carrinhos e carros continuando a descarregar lixo. Alguns até ameaçam o homem da máquina quando ele chama a atenção. Um até jogou uma pedra no seu carro. Assim fica complicado manter o espaço em condições adequadas.

ACESSO NORTE: PROJETOS NOVOS SE JUNTAM aos atuais e antigos e devem formar pares nas gavetas de alguns órgãos. Novamente o assunto foi discutido nessa semana durante reunião no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), na capital dos catarinenses. Ocasião em que o Prefeito Mauro Candemil e a presidente da Fundação Lagunense do Meio Ambiente, Deise Xavier, foram recebidos pelo presidente do banco, Neuto Fausto de Conto.

A POPULAÇÃO TEM O DIREITO, de falar, de cobrar, de mostrar a realidade de algumas situações relacionadas às obras em execução no município. Começar uma explicação direcionada ao padre Bantu Mendonça Katchipwi Sayla, questionando se ele é padre ou engenheiro é uma falta de respeito. Em resposta, padre Bantu disse que “o vídeo foi apenas uma observação de um leigo em plena posse das suas capacidades sócio-técnico e cognitivas, mas que constitui a metáfora de uma obra que oferta aos cidadãos lagunenses. Até um analfabeto teria uma palavra sobre a qualidade da obra que está sendo fiscalizada em diversos pontos”. Só acho que na realidade, a população está desconfiada com a qualidade da obra.

A PALAVRINHA MÁGICA É A COMUNICAÇÃO. “Quem não se comunica, se trumbica”, já dizia o saudoso Chacrinha. E esse é, sem dúvidas, um dos maiores pecados de uma gestão. Preferem escutar palavras macias que fazem carícias nos ouvidos, principalmente de certas pessoas que buscam dessa forma se manter em seus cargos comissionados. Uma comunicação falha gera inúmeros desconfortos para o gestor maior, e na terra de Anita Garibaldi não é diferente, e aí, é nota de esclarecimento em cima de nota de esclarecimento.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

A BOLA VAI ROLAR no estádio João Batista Wendhausen Moraes, no até então abandonado, porém passando por melhorias, campo do LEC. Poderemos ter no mês que vem um campeonato amistoso de alguns times. O presidente da Fundação Irmã Vera está entusiasmado com essa possibilidade e garantiu até um churrasco para marcar essa data.

A reforma da estrutura hoje existente já é outro ponto que vem sendo estudado com grandes chances de acontecer. Laguna merece esse espaço revitalizado e a disposição da comunidade. Agora é aguardar o andar da carruagem.

UM AGRADECIMENTO à museóloga Mirella Honorato, hoje respondendo pela Fundação Lagunense de Cultura. Mostrou respeito, bom entendimento e simpatia com quem tem o interesse de divulgar nossa cidade. Agora, “acho” que tem uma por aí que não aprende. Simpatia, cordialidade, e bom senso passaram longe do seu dia-a-dia, a não ser querer agradar e ser eficiente para garantir seu pagamento no final do mês, isso eu “tenho certeza”.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

SEMANA ACABANDO NO DIA CINCO, e como começou com o meu questionamento: Mentira, boato ou realidade? Da dra. Tanara (na foto de arquivo, com o prefeito) assumindo a pasta da Assistência Social e Habitação do município? Eu, nesse momento, aposto todas as fichas no “vermelho realidade”.

Como afirmou Mauro Candemil, hoje ao Portal: “O relacionamento entre nós, o PT e a Tanara é muito forte e deve ter novos desdobramentos. Estamos em estudos”. Na minha opinião acho semana que vem tem mais desdobramentos. #SóAcho.


ELVIS PALMA, 54 anos, é formado em administração de empresas, funcionário público estadual, fotógrafo e comentarista do Jornal da Manhã da Rádio Difusora de Laguna.


As informações e opiniões expressas neste texto, são de total responsabilidade do seu autor.

Os artigos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Agora Laguna.

Previous
Next

Útimas Notícias

Previous
Next