Previous
Next

PL oficializa Crippa com vice do PSDB e apoio de mais três partidos

Nominata de vereadores segue em aberto e pode ampliar até o fim do prazo dos registros.

O ex-vereador Peterson Crippa, o Preto, foi confirmado como candidato a prefeito pelo Partido Liberal (PL). Quatro siglas também ratificaram o apoio à chapa, incluindo a Federação PSDB/Cidadania, que indicou o advogado Leandro Schiefler Bento para vice. As convenções da coligação ocorreram de forma conjunta na noite desta segunda-feira, 29, na Câmara de Vereadores.

“É um privilégio para mim como lagunense genuíno poder mais uma vez estar aqui no processo eleitoral, lutando pela coletividade com as ferramentas diferente do que normalmente os políticos aplicam para que a gente também possa ter novos resultados”, falou Crippa ao Portal.

A coligação terá ainda o Partido Renovação Democrática (PRD) e o Solidariedade, sendo que este decidiu não apresentar candidaturas ao Legislativo. Com a definição do nome do vice, os pré-candidatos Zeno Alano Vieira e Lauro Marinho deixam de fazer parte da disputa eleitoral. “Ainda temos algumas coisas a ajeitar na proporcional e na majoritária vamos apoiar a candidatura do PL e com isso fica encaminhada a coligação para as eleições desse ano”, reconheceu Vieira.

O candidato a vice foi definido após muita especulação. Leandro Schiefler Bento está pela primeira vez em uma disputa eleitoral. “A gente pretende construir uma cidade diferente, resgatar a transparência, a ética e a moralidade na administração pública”, disse. A nominata de vereadores segue em aberto e pode ampliar até o fim do prazo dos registros.

PL teve candidato pela primeira vez em 1996

A primeira vez que o Partido Liberal teve candidato à prefeitura, a eleição ainda era à base de cédula de papel. Foi em 1996, com José Soares, que não conseguiu a votação necessária para se eleito. De lá para cá, o partido se limitou a conquistar cadeiras no Poder Legislativo. Em 2020, tentou a majoritária com o policial Evandro Farias, e obteve o quarto lugar.

Naquele mesmo ano, o PSDB, que nesta eleição atua em federação com o Cidadania (antigo PPS), conquistou o primeiro grande feito eleitoral com a vitória de Rogério Wendhausen como vice de João Gualberto Pereira (PPB, na época). Com o histórico de eleição de dois vices, desde que surgiu em 1988, o partido tenta repetir o feito nesta votação.

Candidato liberal, Peterson Crippa vai para a quinta disputa eleitoral consecutiva, sendo a segunda como concorrente ao Executivo. Ex-vereador por um mandato pelo Progressistas, migrou para o PL neste ano e foi alçado à presidência da legenda. Em 2020, foi o terceiro candidato mais votado na disputa pela maior cadeira da política lagunense.

O vice é estreante na política. A primeira filiação foi ao PSDB no primeiro semestre deste ano e não apenas conquistou espaço no partido, como virou presidente da sigla no município. Advogado, ex-presidente da Ordem em Laguna, é membro de famílias tradicionais no cenário eleitoral da cidade.

O Solidariedade vai para a terceira eleição municipal e o PRD é o mais novo da coligação. O partido surgiu logo após em outubro de 2022, numa fusão do Patriota com o histórico Partido Trabalhista Brasileiro.

Notícias relacionadas