O projeto-piloto de atendimento estendido começou, na noite de segunda-feira, 16, na Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro Portinho. A intenção da prefeitura é que o Saúde na Hora, como vem sendo chamado, ajude a desafogar a demanda por atendimentos básicos no Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos.
A equipe conta com um médico, enfermeiros e técnicos em enfermagem. O atendimento será para toda a população da cidade, sendo:
- das 17h às 20h: atendimento por demanda livre, sem necessidade de agendamento.
- das 20h às 21h: atendimento exclusivo para pacientes já triados até as 20h. Pacientes que chegarem após as 20h não serão triados, nem passarão pelo atendimento médico.
A unidade vai fornecer assistência médica de menor complexidade, direcionada a casos que requerem tratamento imediato para evitar a progressão dos sintomas. Entre os procedimentos que podem ser feitos, estão: aplicação de injeções, curativos e administração de medicamentos.
O projeto-piloto, porém, não permite que sejam feitas renovações de receitas médicas, encaminhamentos para outros serviços não disponíveis no período de horário estendido e também não vai ser possível solicitar exame laboratorial ou de imagem.