Óleo diesel de barco vaza; operação tenta conter derrame de combustível

Polícia Ambiental e Marinha acompanham caso.
PMA

O óleo diesel da traineira de pesca Primavera XVI começou a vazar. Imagens aéreas compartilhadas com o Portal mostram a dimensão do derrame do combustível na água do Mar Grosso.

A embarcação foi à pique na madrugada desta quinta-feira, 4, quando seguia viagem para Itajaí, no Litoral Norte do estado. Antes de seguir viagem, o barco fez a despesca no Porto de Laguna.

A tripulação, com 17 membros, se salvou com auxílio de uma embarcação menor. A hipótese mais provável é que Primavera tenha virado ao ser atingido por uma onda. Havia uma avaria provocada por uma colisão com banco de areia.

Partes da embarcação flutuam e são vistas na água. “O cheiro do óleo está bem forte”, narrou uma internauta.

A Polícia Militar Ambiental (PMA) enviou guarnições para o local a fim de auxiliar na contenção do vazamento. A Marinha do Brasil informou que foi notificada do ocorrido por volta de 0h15 e que acionou equipe de busca e salvamento (SAR) para fazer uma inspeção no local.

“Após a constatação de poluição hídrica, a MB notificou a empresa responsável pela embarcação para que realize a contenção necessária. Será instaurado um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN)”, descreveu a Capitania dos Portos. Segundo o texto, o inquérito vai ser posteriormente enviado à Procuradoria Especial da Marinha e ao Tribunal Marítimo. O comandante e tripulantes serão ouvidos para esclarecer os fatos.

Relembre: óleo de navio em 1979 deixou praia suja com óleo e milho

Em 1979, Laguna se viu no centro de um episódio semelhante. Há 45 anos, em 29 de maio, o navio de bandeira grega Malteza S, encalhou na região do Gi. Dias mais tarde, a carga de milho e o óleo usado como combustível vazaram e foram carregadas para a faixa de areia das praias próximas. A cena de moradores carregando milho em meio às poças de óleo ficou na memória de quem viveu aquele período.