Pix por aproximação será a nova funcionalidade da modalidade de transferência instantânea a partir de 2025, segundo anúncio feito pelo Banco Central ao editar novas regras para ampliar o open finance, que é o compartilhamento de dados entre as instituições financeiras.
A ideia do mecanismo é que o correntista possa fazer a transferência sem sair do ambiente de compras on-line e ir para o aplicativo do banco. Para isso, será preciso incluir novos tipos de instituições financeiras no open finance e estabelecer uma governança definitiva para o compartilhamento de dados entre elas.
As novas normas devem sair até 31 de julho e os testes serão iniciados em novembro. O Banco Central estima 28 de fevereiro como marco da disponibilização do mecanismo para a população.
Com as modificações, as instituições financeiras com mais de 5 milhões de clientes, individuais ou em conglomerados, serão obrigadas a aderir ao open finance. Cliente com carteiras digitais deverá se cadastrar em uma instituição inscrita e liberar as funções de Pix nas carteiras digitais.