Previous
Next

Certificado reconhece tradição centenária de banda mais antiga

União dos Artistas conserva uma trajetória de 164 anos, iniciada em 3 de maio de 1860.
Agora Laguna

Considerada a banda civil mais antiga ainda em atividade no Brasil, a Sociedade Musical União dos Artistas (SMUA) receberá o registro como patrimônio imaterial e cultural de Santa Catarina no fim deste mês, dentro das comemorações dos 348 anos de fundação de Laguna.

O processo de reconhecimento começou a ser buscado em meados do ano passado, com base no que está definido pelo decreto estadual nº 2.504, de 2004. “Reconhecimento de um trabalho desenvolvido com esforço por todos os envolvidos, incluindo músicos veteranos e aprendizes, maestros, diretores, familiares, apoiadores e sociedade em geral, que sempre prestigia a SMUA em ensaios e apresentações”, comemora a diretora de Comunicação da banda, Edyara Silveira. A União dos Artistas conserva uma trajetória de 164 anos, iniciada em 3 de maio de 1860.

O reconhecimento se trata de um instrumento legal de preservação, reconhecimento e valorização, composto por bens que contribuíram para a formação da sociedade brasileira. “Além disso, a própria comunidade recebe maior notoriedade, exercendo a ressignificação de suas práticas culturais, à medida que percebem a importância de tais práticas para suas relações, principalmente para a constituição de historicidades, educação e direitos em âmbito social e cultural”, defende a historiadora da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Lisandra Pinheiro.

A entrega do certificado ocorrerá durante concerto musical da União dos Artistas, no Cine Mussi, a partir das 20h, do dia 29, aniversário do município.

Notícias relacionadas