Udesc terá unidade de estudos de aquicultura e biotecnologia marinha

Unidade está projetada para contar com captação de água do mar, estufas experimentais, tanques de pesquisa de diversos tamanhos e formatos e estação de tratamento de efluentes.
Divulgação

O Centro de Ensino Superior da Região Sul (Ceres) prepara o início das obras para construir a Unidade de Desenvolvimento em Aquicultura e Biotecnologia Marinha.

Segundo informações divulgadas pelo Jornal de Laguna, o projeto prevê uma área construída de 1.326,79m² e para abrigar seis laboratórios de pesquisa: um de análise química ambiental; um de aquicultura; um de cultivo e biotecnologia de algas; um de desenvolvimento de materiais; um de inovações tecnológicas para o uso sustentável de recursos naturais; e um de nutrição de organismos aquáticos. A planta foi aprovada pelo Conselho de Desenvolvimento Municipal no último dia 17.

A unidade está projetada para contar com captação de água do mar, estufas experimentais, tanques de pesquisa de diversos tamanhos e formatos e estação de tratamento de efluentes. “Mais uma vez a cidade de Laguna ganhará um presente. Existem poucas estruturas científicas no Brasil com estas características”, comentou o professor Giovanni Lemos de Mello, ao JL.

A obra tem, entre outros objetivos, dar suporte às aulas práticas dos cursos de Engenharia de Pesca e Ciências Biológicas (Biodiversidade e Conservação e Biologia Marinha); estruturação e considerável ampliação dos projetos de pesquisa dos professores da universidade, discentes e parceiros externos; além da criação de um espaço estratégico para a consolidação do Programa de Pós-graduação em Sistemas Costeiros e Lagunares e outros. Como exemplo prático, a intenção é que contribua com o desenvolvimento de uma linhagem de camarões marinhos resistentes aos desafios sanitários e ambientais do Sul do Brasil.

Notícias relacionadas