Sem sucesso, tentativa de desencalhe de baleia prosseguirá no sábado

Espécie juvenil tem cerca de sete metros e quase cinco toneladas.
Reprodução/Folha Regional

A baleia que encalhou na praia do Campo Bom, em Jaguaruna, segue na faixa de areia. A força-tarefa que une ambientalistas, especialistas, voluntários e policiais conseguiu mover o animal um pouco, mas não o suficiente para seu regresso.

A operação deve recomeçar no sábado, 15, quando novas tentativas vão ser feitas na expectativa que a baleia-de-bryde (Balaenoptera brydei) possa ser desencalhada, uma vez que há a tendência que a maré suba durante a madrugada.

“Infelizmente a missão não foi concluída com sucesso, devido a um grande obstáculo a frente pela bancada estar rasa demais e sem previsão de melhora na condição da maré e também pelo estado de saúde dela por já estar bem fraca, e a partir de amanhã as autoridades responsáveis continuam monitorando o animal para tomar as medidas necessárias e vou encerrando aqui minha participação nessa operação em conjunto com diversas áreas”, narrou o surfista João Alberto Schmitz Filho, o Baiuka, em um vídeo na internet. A espécie juvenil tem cerca de sete metros e quase cinco toneladas.