Ceja conclui mostra cultural feita para destacar povo açoriano

"É um povo trabalhador que construiu um legado muito bonito na região, responsável por aquilo que nós somos hoje", pontua a diretora.

Nos últimos dois dias, a rotina do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), de Laguna, tem sido voltada ao resgate e à divulgação da cultura açoriana, influente no cotidiano lagunense mesmo nos dias atuais.

“A gente precisa falar de cultura e a escola é o principal local para se falar. É entender que tem uma origem muito forte, que os açorianos são a base”, destaca a professora Andréa Matos Pereira, nova diretora do colégio, que recentemente abriu matrículas para um novo turno, agora matutino.

Maquetes, cartazes e até mesmo a gastronomia ajudam a entender a influência açoriana na sociedade. Segundo o professor Wandernilson Amaral, todos os estudantes se envolveram no projeto. “Vale a pena porque eles estão se envolvendo”, avalia.

A exposição contou com vários objetos, alguns deles históricos, para explicar como era a vida dos primeiros povos que vieram com os povoadores destas terras. Uma réplica de engenho lembra da participação econômica. “É um povo trabalhador que construiu um legado muito bonito na região, responsável por aquilo que nós somos hoje”, pontua a diretora.