Sábado inicia com tempo instável e chuva no litoral

No sábado, 4,  a chuva permanece concentrada entre o centro e sul catarinense, onde há condições para temporais por alguns momentos, com raios, rajadas de vento e eventual granizo.
Foto: Luis Claudio Abreu/Agora Laguna

No sábado, 4,  a chuva permanece concentrada entre o centro e sul catarinense, onde há condições para temporais por alguns momentos, com raios, rajadas de vento e eventual granizo. Nas demais regiões, presença de sol, calor e chance de pancadas isoladas de chuva com trovoadas a partir da tarde, devido ao deslocamento do sistema de baixa pressão do sul do Paraguai em direção ao oceano, passando pela divisa entre SC e o RS. As temperaturas mínimas variam entre 14 e 20°C pelo estado, chegando aos 22°C nas áreas costeiras. À tarde as máximas variam entre 22 e 25°C do Extremo Oeste ao Litoral Sul e se aproximam dos 30°C nas demais regiões.

No domingo, 5, a formação de uma nova frente fria entre o Uruguai e o RS, concentra a instabilidade no estado vizinho. Em SC, presença de sol entre nuvens e condições para pancadas isoladas de chuva e trovoadas no sul do estado, novamente próximo da divisa com o RS. No amanhecer, temperaturas mínimas entre 16 e 20°C na maior parte do estado. Nos planaltos as mínimas variam entre 14 e 16°C e no Litoral entre 19 e 22°C. À tarde as máximas voltam a se elevar no estado, se aproximando dos 30°C em todas as regiões com exceção do Planalto Sul onde variam entre 23 e 26°C.

Entre segunda, 6, e terça-feira, 7, a instabilidade segue posicionada no estado vizinho. Em SC, presença de sol entre algumas nuvens e pequena chance de pancadas isoladas de chuva com trovoadas no sul do estado na terça-feira, 7. As temperaturas ficam mais altas nestes dias, com máximas oscilando em torno dos 30°C em todas as regiões catarinenses.

Confira os detalhes

Sábado (04/05):
Tempo: madrugada e manhã com mais nuvens e chuva isolada em SC, melhorando com sol em boa parte do estado no decorrer do dia.
Temperatura: em elevação, calor à tarde.
Vento: nordeste, com variação para sudeste no litoral, fraco a moderado, com rajadas no Litoral Sul.

Domingo (05/05):
Tempo: sol em SC, com mais nuvens e chuva no sul do estado especialmente pela manhã.
Temperatura: em elevação, calor à tarde.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral Sul.

Segunda-feira (06/05):
Tempo: sol e algumas nuvens em SC.
Temperatura: elevada, calor à tarde.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas no litoral.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.