Previous
Next

PT e Federação Brasil da Esperança confirmam Célio Antônio pré-candidato

Além do Partido dos Trabalhadores, a FE Brasil é composta pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e o Partido Verde (PV), e funciona como uma espécie de coligação permanente, sendo uma das novidades do regramento eleitoral brasileiro desde 2022 e uma alternativa às alianças proporcionais para o Legislativo.

O ex-prefeito Célio Antônio (PT) foi oficializado como pré-candidato a prefeito pelos partidos da Federação Brasil da Esperança (FE Brasil) em uma reunião realizada na manhã deste sábado, 18, no Hotel Ravena.

Célio, que governou a cidade por dois mandatos consecutivos entre 2005 e 2012, garante que a homologação da pré-candidatura é um fato político e burocrático e destaca que o “mais importante é a representação local com uma nominata de vereadores, são 14 nomes dos partidos da federação”. O político informou na reunião que o plano de governo já começou a ser elaborado com eixos voltados para vários setores da sociedade.

O ex-prefeito é o pré-candidato do PT desde o começo do ano, quando, após várias discussões internas, houve a desistência da pré-candidatura da ex-secretária municipal Aparecida da Silva, que vai coordenar os candidatos a vereador pela federação. Além do Partido dos Trabalhadores, a FE Brasil é composta pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e o Partido Verde (PV), e funciona como uma espécie de coligação permanente, sendo uma das novidades do regramento eleitoral brasileiro desde 2022 e uma alternativa às alianças proporcionais para o Legislativo.

O PT anunciou como pré-candidatos José Paulo Ramos, Tanara Cidade, Maricélia Brito (que deve apresentar candidatura em formato coletivo), Leonardo Poletto, Alcides de Melo Junior, Sílvio Euclides, Ary Barreiros e Arlei da Silva; o PCdoB indiciou Gilberto Mello Pinho, Elizângela Bucci e Peterson Nascimento; o PV informou Claudemir Martins e Sônia Oliveira. A nominata dos federados não está totalmente fechada e fica sujeita a alterações em razão do período pré-eleitoral.