Terça-feira de sol entre nuvens com chance de chuva isolada no final do dia

O processo de formação e atuação de uma frente fria entre o RS e SC provocam chuvas e temporais isolados em quase todas as regiões ao longo da terça-feira, 23, principalmente no Grande Oeste.
Foto: @ricardo.fisio.sc/Agora Laguna

O processo de formação e atuação de uma frente fria entre o RS e SC provocam chuvas e temporais isolados em quase todas as regiões ao longo da terça-feira, 23, principalmente no Grande Oeste. Os ventos mudam de norte para oeste ao longo do dia devido à formação da frente fria, com rajadas que podem chegar a 50/60 km/h. As temperaturas mínimas oscilam entre 13°C a 15°C nas áreas mais elevadas do estado e entre 16°C e 22°C nas demais regiões. À tarde, a condição pré-frontal faz com que as temperaturas máximas se aproximem ou superem os 30°C nas áreas litorâneas e no Vale do Itajaí.

Na quarta-feira, 24, a frente fria segue influenciando nas condições do tempo no estado, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva acompanhada de trovoadas e temporais isolados em todas as regiões ao longo do dia. Em função da chuva e da maior nebulosidade, as temperaturas máximas ficam menores que nos dias anteriores, variando de 25°C a 28°C no Extremo Oeste, Oeste, Planalto Norte e Vale do Itajaí e de 20°C a 25°C nas demais regiões.

Na quinta, 25, a frente fria adquire características estacionárias e segue mantendo o tempo instável com maior quantidade de nuvens, pancadas de chuva e condição para temporais isolados pelo estado. Na sexta-feira, 26, a intensificação do fluxo de ar quente do norte do país, favorece que o sistema avance em direção ao Rio Grande do Sul como frente quente, o que mantém o tempo instável nas áreas de divisa com o estado vizinho. Nas demais regiões, o tempo volta a ficar firme e as temperaturas apresentam elevação.

Confira os detalhes

Terça-feira (23/04):
Tempo: instável em SC. Do Extremo Oeste ao Meio-Oeste, pancadas de chuva a qualquer momento do dia, com maiores volumes entre a madrugada e manhã. Nos Planaltos e Vale do Itajaí, pancadas de chuva isolada no início e final do dia, com maiores aberturas de sol. No Litoral, sol entre nuvens e pancadas de chuva mais isolada no fim do dia, especialmente no Litoral Sul. Risco de temporais localizados especialmente do oeste ao sul de SC. Deslocamento de frente fria e áreas de baixa pressão em SC.
Temperatura: elevada, diminuindo no fim do dia.
Vento: nordeste/noroeste virando para sul, fraco a moderado com rajadas mais intensas no litoral.

Quarta-feira (24/04):
Tempo: instável com chuva isolada a qualquer hora do dia, ainda por influência da frente fria e áreas de baixa pressão. Persiste o risco de temporais localizados na madrugada e manhã. Nos Planaltos e Vale do Itajaí, chance de melhora do tempo à noite.
Temperatura: diminui um pouco, especialmente no sul de SC.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

Quinta-feira (25/04):
Tempo: na madrugada e manhã, chuva mais isolada em SC e especialmente no oeste e Litoral Norte. A partir da tarde, pancadas de chuva com raios em todo o estado. Permanece o risco de temporais localizados no oeste.
Temperatura: amena em grande parte de SC e mais elevada no oeste.
Vento: sudeste a leste no litoral e de nordeste no interior, fraco a moderado.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.