Primeiros dias de março serão de sol, calor e pancadas de chuva na região

As temperaturas marcam valores entre 15 a 19°C no amanhecer e podem alcançar valores entre 27 e 30°C em grande parte do estado.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

A partir desta sexta-feira, 1º, o sol predomina no Grande Oeste catarinense, com apenas poucas nuvens, devido a atuação de um sistema de alta pressão no estado. Por outro lado, este sistema organiza os ventos do oceano para o continente, provocando períodos de chuvas fracas nas áreas litorâneas, que intercalam com aberturas de sol ao longo do dia. As temperaturas marcam valores entre 15 a 19°C no amanhecer e podem alcançar valores entre 27 e 30°C em grande parte do estado.

No sábado, 2, o sol deve predominar na maior parte do dia em todas as regiões. A circulação marítima perde força em relação ao dia anterior, mantendo as condições para chuvas fracas restritas nas áreas costeiras, que ocorrem de forma isolada e passageira.

No domingo, 3, o processo de formação de uma frente fria volta a deixar o tempo instável em Santa Catarina. O dia amanhece ensolarado e as temperaturas sobem rapidamente, entretanto, a partir da tarde aumenta a condição para temporais no estado, dando início nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, e avançando aos poucos para as demais regiões. Há risco moderado para ocorrências associadas aos temporais e chuva intensa, como alagamentos, destelhamentos e danos na rede elétrica. A segunda-feira, 4, segue com a atuação do sistema, podendo ser um dia marcado pelas chuvas já desde as primeiras horas da manhã.

Confira os detalhes

Sexta-feira (01/03):
Tempo: sol entre nuvens na maioria das regiões de SC, com condição de chuva isolada na madrugada, início da manhã e à noite no Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte.
Temperatura: elevada.
Vento: nordeste a sul, fraco a moderado.
Sistema: frente fria afastada da costa no litoral do RS e alta pressão favorecendo a circulação marítima no leste de SC.

Sábado (02/03):
Tempo: firme em SC, com mais nuvens na madrugada e início da manhã, e ensolarado em todas as regiões durante o dia.
Temperatura: amena na madrugada e elevada durante o dia.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado.

Domingo (03/03):
Tempo: sol e calor em SC. No decorrer da tarde e noite aumento de nuvens e pancadas de chuva com temporais localizados devido a aproximação de uma nova frente fria.
Temperatura: elevada.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas.

Segunda-feira (04/03):
Tempo: nebulosidade variável em SC, com chuva a qualquer hora no Litoral Sul e Grande Florianópolis devido ao deslocamento da frente fria, e nas demais regiões especialmente a partir da tarde.
Temperatura: diminui.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.

Notícias relacionadas