Feriado de temperatura elevada com sensação de ar abafado

Nesta sexta-feira, 29, a atuação de um cavado, uma área alongada de baixa pressão, combinado ao calor e umidade disponíveis provocam pancadas de chuva e temporais, que começam pelo oeste do estado e se estendem até próximo do Litoral.
Foto: @renan_benevides/Agora Laguna

Nesta sexta-feira, 29, a atuação de um cavado, uma área alongada de baixa pressão, combinado ao calor e umidade disponíveis provocam pancadas de chuva e temporais, que começam pelo oeste do estado e se estendem até próximo do Litoral. Temperaturas mínimas, no amanhecer, entre 11 e 16°C nos planaltos e de 16 e 21°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam entre 28 e 32°C em boa parte do estado, permanecendo o Planalto Sul com valores entre 24 e 27°C.

O sábado, 30, será mais um dia com predomínio de sol e pouca variação de nuvens na maior parte de Santa Catarina. À tarde, com o aquecimento, podem ocorrer pancadas rápidas de chuva, mas que não devem trazer acumulados significativos. No amanhecer temperaturas entre 14°C e 18°C do Grande Oeste aos Planaltos, e valores próximos aos 20°C no litoral. As temperaturas máximas marcam de 30°C a 33°C nas áreas litorâneas e no Grande Oeste, enquanto nas regiões centrais ainda não alcançam os 30°C.

No domingo, 31, a formação de uma frente fria no RS concentra a instabilidade e umidade ao sul de Santa Catarina, favorecendo o predomínio de sol em toda SC durante o dia. O tempo começa a mudar no decorrer da noite e ao longo da segunda-feira, 1º, quando a frente fria se aproxima e consegue avançar sobre SC, trazendo condições para temporais que dão início nas áreas de divisa com o RS, mas aos poucos avançam para todas as regiões.

Confira os detalhes

Sexta-feira (29/03):
Tempo: nebulosidade variável com aberturas de sol em SC e chuva especialmente na tarde e noite devido a um cavado (área de baixa pressão). Risco de temporais localizados.
Temperatura: elevada com sensação de ar abafado.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral Sul e Grande Florianópolis.

Sábado (30/03):
Tempo: sol entre nuvens em SC, com chuva isolada especialmente no início e fim do dia na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, e à tarde entre o Meio-Oeste e Planaltos.
Temperatura: elevada, mais alta no oeste do estado.
Vento: nordeste, fraco a moderado.

Domingo (31/03):
Tempo: sol e poucas nuvens em SC. À noite aumento de nuvens e chuva isolada no Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul devido a aproximação de uma frente fria.
Temperatura: elevada, domingo de Páscoa quente em todas as regiões.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas do Litoral Sul.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.