Consumidores devem ficar atentos à compra de pescados na Semana Santa

Em Laguna, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e a Polícia Militar (PM) realizaram uma barreira de fiscalização na tarde de terça-feira, 26.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Período em que o consumo de pescado se torna mais frequente, a Semana Santa chegou e os consumidores de Laguna e Pescaria Brava devem ficar atentos à segurança alimentar na hora de comprar o peixe.

Em Laguna, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e a Polícia Militar (PM) realizaram uma barreira de fiscalização na tarde de terça-feira, 26. Na cidade, um dos locais mais procurados nesta época do ano para compra de pescados são as bancas montadas às margens da lagoa Santo Antônio – neste mês, em razão do espetáculo Tomada de Laguna, as estruturas foram remanejadas para as proximidades da antiga fábrica de arroz.

“Vale ressaltar, que além de adquirir somente produtos inspecionados, deve-se observar se o estabelecimento está registrado no Serviço de Inspeção Sanitária, seja ele: Municipal (SIM), Estadual (SIE) ou Federal (SIF)”, orienta a médica veterinária da Cidasc, Débora Veiga de Oliveira.

O órgão fiscal também ressalta que o ponto de venda precisa ter alvará sanitário e apresentar o peixe em balcão refrigerado fechado, com temperatura adequada. Congelados precisam ser mantidos a −18 °C; e o peixe fresco deve ser mantido entre −2 °C e +2 °C. Pescados salgados secos devem ser mantidos em temperatura máxima de 7 °C, e adotam-se 4 °C como temperatura máxima para esse tipo.

Ainda há orientação para que no caso da compra de peixes já congelados e embalados industrialmente, o que vale é a observação da data de validade na embalagem e verificar se está com uma cor própria e ausência de grandes blocos de gelo dentro da embalagem.

Se houver preferência for pelo bacalhau, é preciso ver se não há excesso de sal aderente ao peixe, pegajoso ou com manchas avermelhadas, ou amarelo-alaranjadas. Também é sugerido sentir o odor do produto: se está alterado, é indicativo que o peixe salgado não está em bom estado de conservação. Ostras e mariscos vivos devem ser comercializados com as valvas fechadas, com retenção de água incolor e límpida nas conchas.

“O produto também deve estar com o corpo limpo, firme e brilhante, com escamas aderidas ao corpo. As guelras úmidas rosadas ou vermelhas e olhos brilhantes são indicativos que o peixe está apto ao consumo”, destaca a profissional.

Pontos-chave na escolha

  • Olhos: devem estar transparentes, com aspecto vivo, brilhante, salientes e ocupar totalmente as órbitas do pescado;
  • Brânquias: devem estar róseas ou vermelhas, úmidas e brilhantes;
  • Escamas: a superfície do corpo deve estar limpa, sem excesso de muco e com relativo brilho metálico;
  • Nadadeiras: devem apresentar aspecto brilhante e estar íntegras, sem deformações;
  • Carne: deve estar firme, com consistência elástica e respeitando a coloração própria da espécie. Podendo ser branca, amarela ou salmonada a depender da espécie.

Denúncias

Em caso de dúvidas, reclamações ou irregularidades, o consumidor deve ligar para o 0800 644 8500 (Ouvidoria do Estado de Santa Catarina).

Notícias relacionadas