Sol, forte calor em SC com chuva de verão

Nesta quinta-feira, 8, há condições para pancadas de chuva durante a madrugada nas áreas litorâneas. Ao longo da manhã, o tempo apresenta melhoria com aberturas de sol, mas a partir da tarde, retornam as condições para pancadas isoladas de chuva.
Foto: André Luiz/Agora Laguna

Nesta quinta-feira, 8, há condições para pancadas de chuva durante a madrugada nas áreas litorâneas. Ao longo da manhã, o tempo apresenta melhoria com aberturas de sol, mas a partir da tarde, retornam as condições para pancadas isoladas de chuva e temporais isolados, típicos de verão, devido ao calor e umidade disponível.

Na sexta, 9, o sol aparece entre poucas nuvens desde cedo, exceto no litoral e áreas próximas, onde a nebulosidade diminui gradativamente ao longo da manhã. Os ventos mais quentes de leste/nordeste com rajadas de até 40/50 km/h pelo estado favorecem rápido aquecimento com temperaturas máximas próximas dos 36/38°C no Extremo Oeste e Oeste e entre 27 e 33°C nas demais regiões. A partir da tarde, o forte aquecimento e a influência de uma área de baixa pressão voltam a favorecer a desestabilização da atmosfera e a formação de pancadas de chuva e temporais muito isolados pelo estado.

Entre o sábado, 10, e o domingo, 11, as condições para formação de pancadas de chuva e temporais isolados deve diminuir no estado. Apesar disso, as temperaturas seguem altas durante as tardes com marcas próximas dos 36/38°C no Extremo Oeste e próximo ou superiores aos 30°C nas demais áreas.

Confira os detalhes

Quinta-feira (08/02):
Tempo:  sol com aumento de nuvens em SC. Entre a tarde e à noite, pancadas de chuva isolada em todas as regiões. No Litoral, chuva isolada na madrugada e início de manhã.  Risco de temporais localizados especialmente no Oeste e Meio-Oeste do Estado.
Temperatura: elevadas, com máximas em torno de 33°C na maior parte de SC.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: alta pressão em SC e convecção à tarde devido ao aquecimento.

Sexta-feira (09/02):
Tempo:  sol, calor e aumento de nuvens em SC com pancadas de chuva de verão isolada à tarde e noite.
Temperatura: alta, acima de 34°C na maior parte de SC e próxima de 40°C no Oeste.
Vento: nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas.

Sábado (10/02):
Tempo:  sol com aumento de nuvens em todas as regiões catarinenses. A condição de chuva é menor em relação aos dias anteriores, especialmente  no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte de SC.
Temperatura:  elevada, acima de 34°C na maior parte de SC e próxima de 40°C no Oeste.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas.

Domingo (11/02):
Tempo:  sol com entre  nuvens em todas as regiões catarinenses. A condição de chuva isolada na madrugada e início da manhã especialmente  no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte de SC.
Temperatura:  elevada, acima de 34°C na maior parte de SC e próxima de 40°C no Oeste.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.