Sexta-feira com calor acima dos 30°C em todas as regiões

A partir da tarde, a combinação de calor e umidade favorece a formação de pancadas de chuva e temporais isolados, especialmente nas áreas de divisa com o RS e sul do estado.
Foto: @ricardo.fisio.sc/Agora Laguna

A sexta-feira, 9, inicia com tempo firme em Santa Catarina e o predomínio de sol provoca a rápida elevação das temperaturas em todo o estado. A partir da tarde, a combinação de calor e umidade favorece a formação de pancadas de chuva e temporais isolados, especialmente nas áreas de divisa com o RS e sul do estado. A onda de calor, que já atinge boa parte do estado, segue atuando em Santa Catarina. As temperaturas máximas esperadas para esta tarde devem ficar na casa dos 36°C no Extremo Oeste, dos 34°C no litoral e Vale do Itajaí e em partes do Meio-Oeste e Planalto Norte.

No sábado, 10, o calor segue presente em todo o estado. O dia amanhece com tempo firme em Santa Catarina, com presença de pouca nebulosidade no litoral. A partir da tarde, a condição para pancadas de chuva e temporais isolados diminui em comparação aos dias anteriores devido à menor disponibilidade de umidade, mas ainda assim podem ser observados, especialmente no sul do estado, com risco baixo para ocorrências. No litoral, chuvas fracas podem ser registradas nos extremos do dia por conta da circulação de brisa. As temperaturas seguem altas em todo o estado, com máximas na casa dos 36°C em boa parte do Grande Oeste e dos 34°C no Litoral Sul e Planalto Norte.

No domingo, 11, a onda de calor segue atuando em Santa Catarina e a previsão é de tempo firme e ensolarado, principalmente nas regiões centrais do estado. Não se descarta a possibilidade de pancadas de chuvas isoladas e de chuvas de circulação de brisa nas áreas litorâneas, mas estas não são as condições predominantes e não apresentam riscos. As temperaturas seguem altas em todo o estado, com máximas que devem superar os 37°C no Extremo Oeste, os 35°C no Litoral Sul e variar entre 31°C e 34°C nas demais regiões, com exceção do Planalto Sul, onde ficam em torno dos 29°C.

Na segunda, 12, deve ser observado o auge do calor, com temperaturas em torno dos 40°C em boa parte litoral, Vale do Itajaí e Extremo Oeste. A previsão é de tempo firme e ensolarado, mas não se descarta a possibilidade de pancadas isoladas. Na terça-feira, 13, a passagem de uma frente fria pelo oceano provoca o aumento da nebulosidade, favorece a ocorrência de temporais entre a tarde e a noite e causa uma diminuição relativa da sensação de calor nas regiões de divisa com o RS, onde as máximas devem ficar entre 29°C e 33°C.

Confira os detalhes

Sexta-feira (09/02):
Tempo: sol, calor e aumento de nuvens em SC com pancadas de chuva de verão isolada à tarde e noite. Há risco de temporais isolados no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul.
Temperatura: alta, acima de 34°C na maior parte de SC e em torno de 40°C no Oeste.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: alta pressão em SC e convecção à tarde devido ao aquecimento.

Sábado (10/02):
Tempo: sol com aumento de nuvens em todas as regiões catarinenses. A condição de chuva é menor em relação aos dias anteriores. Com chuva/chuviscos isolados na madrugada e início de manhã especialmente no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte de SC.
Temperatura: elevada, acima de 34°C na maior parte de SC e próxima de 40°C no Oeste.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas.

Domingo (11/02):
Tempo:  sol com entre  nuvens em todas as regiões catarinenses. A condição de chuva isolada na madrugada e início da manhã especialmente  no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte de SC.
Temperatura:  elevada, acima de 34°C na maior parte de SC e próxima de 40°C no Oeste.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas.

Segunda-feira (12/02):
Tempo: sol, calor e aumento de nuvens em SC com pancadas de chuva de verão isolada à tarde e noite.
Temperatura: alta e acima dos 30 a 34°C na maior parte de SC.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: alta pressão em SC e convecção à tarde devido ao aquecimento.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.

Notícias relacionadas