Os vereadores de Laguna aceitaram, por unanimidade, o recebimento de uma nova denúncia contra o prefeito Samir Ahmad (sem partido) e o vice Rogério Medeiros (PSD) para criação de uma Comissão Processante (CP) para apurar possíveis irregularidades administrativas ao não responder pouco mais de 80 requerimentos de informações feitas pela Câmara à prefeitura.
A notícia sobre infração político-administrativa foi protocolada no começo da tarde desta segunda-feira, 5, a tempo de ser lida na sessão que abriu os trabalhos legislativos.
Os requerimentos consistem em pedidos de informação e são usados pelos vereadores para obterem esclarecimentos ou mesmo sugerirem ações ao poder público ou mesmo outras entidades. A denúncia foi apresentada pelo advogado Gilberto Mello Pinho, que também assinou a denúncia de novembro em referência aos kits da saúde e outros pontos.
A sessão chegou a ser suspensa para deliberação da formação da Comissão Processante, que será formada pelos vereadores Luiz Otávio Pereira (União, como presidente), Rodrigo Bento (PL, como relator) e Jaleel Laurindo Farias (PSDB, como membro).
Durante a discussão, os vereadores Kleber Lopes (União), Gustavo Cypriano (União) e Deise Cardoso (MDB) receberam sugestão de não aceitarem participar do órgão, para evitar que fossem novamente considerados suspeitos pela Justiça, como ocorreu na CP de novembro passado, mas optaram por continuar. Lopes chegou a ser sorteado, mas foi removido da comissão em razão do impedimento de participação de dois edis filiados ao mesmo partido.
A primeira reunião deve ser realizadas nos próximos dias, a partir da publicação da resolução normativa no Diário Oficial da Câmara de Laguna.