Não tem título de eleitor? Veja como tirar o documento pela internet

Você já tem o seu? Se não, confira a seguir o passo a passo para obter o documento de forma gratuita e fácil, sem precisar sair de casa.
Divulgação

Votar nas eleições 2024 e em futuros pleitos, candidatar-se a um cargo político, filiar-se a um partido ou mesmo matricular-se em uma universidade são ações que dependem de um primeiro importante passo: tirar o título de eleitor.

Você já tem o seu? Se não, confira a seguir o passo a passo para obter o documento de forma gratuita e fácil, sem precisar sair de casa.

  • Acesse o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e clique em “Autoatendimento Eleitoral”, na aba “Serviços”, localizada no canto direito superior da tela.
  • Selecione a opção “Título Eleitoral” e, em seguida, o item “Tire seu título eleitoral”. Insira os dados solicitados.
  • Envie a documentação pedida. Confira com atenção as orientações de envio.
  • Nos passos seguintes, o usuário deve fornecer alguns dados pessoais e complementares, como endereço, local de votação desejado e contatos.
  • Quase lá. Revise os dados informados antes de enviar a solicitação.
  • Por fim, basta clicar em salvar e pronto.

Ao final do processo, o usuário receberá um número de protocolo pelo qual poderá acompanhar a solicitação também no “Autoatendimento Eleitoral”, opção “Acompanhe uma solicitação”.

Qualquer cidadã ou cidadão a partir dos 15 anos de idade pode tirar o título. Entretanto, somente ao completar 16 anos poderá votar. Os brasileiros que pertencem à classe dos conscritos não podem tirar o título durante o período do serviço militar obrigatório. Já os militares que não pertencem a esse grupo são alistáveis.

É importante lembrar também que faltam menos de três meses para o fechamento do cadastro eleitoral. Portanto, o prazo final para tirar o título eleitoral e realizar outros procedimentos – regularizar situação eleitoral, transferir domicílio eleitoral, mudar local de votação, entre outros serviços – vai até 8 de maio.

Clique e saiba mais sobre o título eleitoral.

Notícias relacionadas