Início de fevereiro com menos chuva em SC

Entre a tarde e à noite segue a condição típica de verão, com a formação de pancadas de chuva e de temporais isolados, devido a disponibilidade de umidade combinada com o calor em praticamente todas as regiões, ocorrendo com maior intensidade no nordeste de SC.
Foto: @ricardo.fisio.sc/Agora Laguna

Nesta quinta-feira, 1º, com a influência da alta pressão, o tempo segue com predomínio de sol e variação de nuvens no período da manhã e em parte da tarde por SC. Entre a tarde e à noite segue a condição típica de verão, com a formação de pancadas de chuva e de temporais isolados, devido a disponibilidade de umidade combinada com o calor em praticamente todas as regiões, ocorrendo com maior intensidade no nordeste de SC.

Na sexta-feira, 2, a área de alta pressão continua influenciando o tempo no estado, que fica com sol e variação de nuvens entre a manhã e o meio da tarde. Novamente entre a tarde e à noite, a combinação de calor e umidade favorece a formação de pancadas de chuva e de temporais isolados entre os planaltos e o litoral.

No sábado, 3, a alta pressão segue mantendo o sol predominando pelo estado entre a manhã e à tarde, e entre a tarde e à noite há condições para a ocorrência de pancadas de chuva e de temporais bem isolados em áreas do Planalto Norte, Litoral Norte e do Alto Vale do Itajaí.

No domingo, 4, instabilidades atmosféricas combinadas ao calor e umidade, intensificam os temporais pelo estado entre a tarde e à noite, que podem vir com raios, rajadas de vento intensas, queda de granizo e chuva intensa e volumosa, com risco moderado a alto para ocorrências.

Confira os detalhes

Quinta-feira (01/02): 

Tempo:  predomínio de sol em SC, com tempo mais seco no Extremo Oeste e Oeste. No Meio-Oeste, pancadas de chuva com raios de forma isolada a tarde. Nas demais regiões, pancadas de chuva de verão entre a tarde e a noite.
Temperatura: elevada, especialmente no Oeste e norte do estado com máxima próximo a 40 graus.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: convecção à tarde devido ao aquecimento. Maior aporte de umidade no leste de SC.

Sexta-feira (02/02):
Tempo:  no Oeste e Meio-Oeste, predomínio de sol. No Planalto Sul e Planalto Norte, sol com aumento de nuvens. Na Grande Florianópolis e Litoral Norte, mais nuvens e chuva isolada no decorrer do dia. Nas demais regiões, pancadas de chuva de verão bem isoladas à tarde.
Temperatura: elevada, especialmente no Oeste e norte do estado.
Vento: leste a nordeste entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte de SC, e nas outras regiões, predomina nordeste, fraco a moderado com rajadas.

Sábado e domingo (03 e 04/02):
Tempo:  sol e calor em SC, com aumento de nuvens e pancadas de chuva de verão bem isoladas à tarde.
Temperatura: elevada, especialmente no Oeste e norte do estado.Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.

Notícias relacionadas