SC tem previsão de chuva persistente e volumosa até domingo

A previsão do tempo indica que diversas regiões do estado podem ser afetadas, principalmente o Litoral Norte, o que, consequentemente, aumentará os riscos de alagamentos, deslizamentos, inundações e enxurradas.
Foto: Luis Claudio Abreu/Agora Laguna

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC) emitiu um alerta para a população sobre a iminência de chuvas persistentes e volumosas nos próximos dias, devido à presença de um sistema meteorológico conhecido como Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). A previsão do tempo indica que diversas regiões do estado podem ser afetadas, principalmente o Litoral Norte, o que, consequentemente, aumentará os riscos de alagamentos, deslizamentos, inundações e enxurradas.

Segundo a equipe de meteorologia da SDC, “o Vórtice Ciclônico de Altos Níves (VCAN) é um sistema meteorológico com centenas de quilômetros de extensão (grande escala), que atua em altitudes acima de 5 km na atmosfera. Ele consiste em um sistema de baixa pressão de origem subtropical, que gira no sentido horário no Hemisfério Sul. Na região Sul do Brasil, independente da estação do ano, o sistema atua provocando ventos e chuvas intensas em regiões localizadas a leste e a nordeste de seu centro”.

Nesta sexta, 26, o Vórtice Ciclônico em Altos e Médios Níveis da atmosfera (VCAN) somado ao transporte de umidade do oceano em direção ao continente segue mantendo o tempo instável em SC. Ao longo da faixa leste, incluindo todo litoral e parte do Vale do Itajaí, as chuvas continuam persistentes, intercaladas com períodos de melhoria com risco moderado a alto para ocorrências como alagamentos e enxurradas. Do Grande Oeste aos planaltos e Alto Vale do Itajaí, o ambiente segue favorável para o desenvolvimento de temporais isolados entre a tarde e a noite, que podem trazer chuvas pontualmente intensas em curto período de tempo.

No sábado, 27, os mesmos sistemas dos dias anteriores seguem mantendo o tempo instável. Nas áreas litorâneas, os períodos de melhoria se intercalam com chuva, por vezes persistente e intensa, resultando em acumulados expressivos, principalmente no Litoral Norte. Entre o Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale, os temporais seguem presentes, podendo trazer chuva pontualmente intensa, vendaval e eventual queda de granizo, especialmente a partir da tarde.

No domingo, 28, os sistemas meteorológicos dos dias anteriores seguem favorecendo chuva e temporais isolados com chuva pontualmente intensa, raios, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo por SC, especialmente a partir da tarde. No litoral, a chuva fica menos persistente/frequente e os períodos de melhoria com sol aumentam durante o dia. Apesar disso, há condição para chuva e temporais isolados nessas áreas e nas demais regiões.

Entre segunda, 29, e terça-feira, 20, a condição para pancadas de chuva intercaladas com períodos de melhoria segue no litoral catarinense. Entre o Grande Oeste e os Planaltos, a condição para chuva e temporais isolados diminui.

Confira os detalhes

Sexta-feira (26/01): 
Tempo:  no Litoral, Vale do Itajaí e Planaltos muitas nuvens com aberturas de sol e chuva ocasional, com totais mais elevados no Litoral e Vale do Itajaí. Nas demais regiões de SC, sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva com trovoadas a partir da tarde.
Temperatura: mais baixa ao amanhecer, com condição de geada isolada nas áreas do Planalto Sul. Durante o dia, temperatura com maior elevação no oeste.
Vento: sudeste, com variação para nordeste no oeste, fraco a moderado, com rajadas.
Sistema: alta pressão no litoral do Uruguai e RS favorecendo a circulação marítima no leste de SC. Convecção no oeste devido ao aquecimento.

Sábado e Domingo (27 e 28/01): 
Tempo:  o Litoral, Vale do Itajaí e Planaltos seguem com muitas nuvens, aberturas de sol e chuva ocasional devido a circulação marítima, com totais mais elevados no Litoral e Vale do Itajaí. Nas demais regiões de SC, sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva com trovoadas a partir da tarde. No domingo há risco de temporais localizados no estado.
Temperatura: amena, com maior elevação no oeste.
Vento: sudeste/leste a nordeste, fraco a moderado, com rajadas.

Segunda-feira (29/01): 
Tempo:  sol entre nuvens em SC, com pancadas isoladas de chuva e trovoadas a partir da tarde, especialmente do Meio-Oeste ao Litoral. Risco de temporais localizados.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.

Notícias relacionadas