A empresa responsável pelas obras de pavimentação decidiu intervir nas dunas com a realização de um corte nos amontoados nas proximidades do posto guarda-vidas 1 para facilitar a drenagem da água da chuva que vem se acumulando em alguns pontos da avenida Maurílio Kfouri, a beira-mar, sobretudo nas áreas em que há ciclovia.
Os registros mais recentes são do final de semana e renderam até mesmo publicações irônicas na rede social, com ciclistas passando pelo local alagado.
Por telefone, a secretária de Planejamento Urbano, Gabriela Belmiro se mostrou surpresa com as intervenções e disse que a prefeitura e nem a fundação ambiental autorizaram. “Foi sem comunicação”.
Pedido de autorização
No meio da semana, o prefeito Samir Ahmad (sem partido) disse que havia sido solicitada autorização para que as intervenções fossem feitas.
“Temos um problema grave porque todo o sistema de drenagem está concluído, porém ele não tem como ultrapassar essa barreira das dunas. Essas dunas que se instalaram em toda a orla, elas impedem a saída dessa água para o mar”, disse o prefeito Samir Ahmad, em uma rede social.
Na gravação, Ahmad aparece ao lado de Gabriela. “Há algum tempo a gente vem solicitando essa liberação junto à Flama [Fundação Lagunense de Meio Ambiente] e ano passado nós obtivemos autorização para dois pontos, porém a gente teria que reconstruir a duna por cima do tubo”, explicou a gestora.
Segundo Gabriela, uma análise técnica feita pela engenharia apontou que a reconstrução da duna bloquearia os dutos de escoamento da drenagem. “Talvez esse processo não seja, efetivamente, funcional para essa finalidade da obra”, explicou.
Texto atualizado às 9h30.