Fim de semana de sol e calor intenso, em Laguna

Na sexta-feira, 15, uma massa de ar quente e seco continua favorecendo o predomínio de tempo firme, com sol entre poucas nuvens e elevação das temperaturas em todo o estado. Apenas em pontos do Oeste, Extremo Oeste e Litoral Sul há condições para pancadas de chuva passageiras, especialmente entre a tarde e a noite.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Na sexta-feira, 15, uma massa de ar quente e seco continua favorecendo o predomínio de tempo firme, com sol entre poucas nuvens e elevação das temperaturas em todo o estado. Apenas em pontos do Oeste, Extremo Oeste e Litoral Sul há condições para pancadas de chuva passageiras, especialmente entre a tarde e a noite. O dia já começa abafado, com mínimas entre 23 e 25°C no Oeste. À tarde o calor se intensifica ainda mais em comparação ao dia anterior, com máximas de 30 a 35°C em boa parte do estado.

No sábado, 16, novamente, o sol predomina e o calor continua bastante intenso no estado. Entre a tarde e a noite, instabilidades atmosféricas favorecem pancadas de chuva e temporais com chuva pontualmente intensa na porção central do estado e entre o Planalto e o Litoral Sul, com risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas. Mínimas entre 20 e 25°C na maior parte do estado, com exceção dos planaltos onde variam de 17 a 19°C. Temperaturas sobem rapidamente e as máximas ficam entre 33 e 36°C na maioria das áreas, se aproximando dos 40°C no Extremo Oeste.

No domingo, 17, segue a mesma condição do dia anterior, com presença de sol e calor em todas as regiões e condições de pancadas de chuva pelo estado entre a tarde e a noite. Já na segunda-feira, 18, a condição muda e uma baixa pressão atmosférica aliada ao processo de formação de uma frente fria espalha as chuvas e os temporais pelo estado.

Confira os detalhes

Sexta-feira (15/12):
Tempo: ensolarado em SC. À tarde condição de pancadas bem isoladas de chuva com trovoadas, especialmente no Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Risco de temporais localizados.
Temperatura: elevada com máxima acima de 30°C na maioria das regiões.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral, principalmente o Litoral Sul.
Sistema: massa de ar seco e quente em SC. Convecção isolada devido ao calor.

Sábado e Domingo (16 a 17/12): 
Tempo: ensolarado em SC. No decorrer da tarde e noite condição de pancadas bem isoladas de chuva com trovoadas, devido a convecção associada ao calor. Risco de temporais localizados.
Temperatura: elevada, calor intenso no estado, com máxima próxima de 36 a 40°C especialmente no Extremo Oeste, Litoral e Vale do Itajaí.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas.

Segunda-feira (18/12): 
Tempo: sol entre nuvens em SC. A partir da tarde pancadas de chuva com trovoadas a devido a um cavado (área de baixa pressão) e o forte calor. Risco de temporais localizados.
Temperatura: segue elevada, calor intenso no estado, com máxima próxima de 36 a 40°C especialmente no Extremo Oeste, Litoral e Vale do Itajaí.
Vento: nordeste com variação para sul, fraco a moderado, com rajadas.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.

Notícias relacionadas