Previous
Next

Casa da Gente encerra atividades como creche

A Casa da Gente foi idealizada pela irmã Maria Alves dos Santos, que se sensibilizou com a realidade social da região de Barbacena. Até este ano, todo o funcionamento era garantido através de doações espontâneas de voluntários e empresários de Laguna e de cidades vizinhas. "Apenas em pequenos e curtos períodos de tempo tivemos ajuda municipal", revela a carta.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

A Associação São Judas Tadeu, responsável por manter a Creche Casa Gente, na localidade de Barbacena, anunciou, neste domingo, 17, a decisão de encerrar as atividades do local como centro de educação infantil. A medida foi tomada por razão financeira no pior cenário econômico enfrentado pela instituição social em quase dez anos. A entidade seguirá em funcionamento apenas como centro de convivência para a realização de atividades, como palestras e eventos gratuitos.

O anúncio foi feito através de uma carta aberta à população lagunense, sobretudo do bairro em que a entidade se localiza. “Durante 10 anos estivemos seriamente focados no atendimento às famílias necessitadas da região da Barbacena. Nunca deixamos de medir esforços para oferecer a elas o que há de melhor em recursos que poderiam beneficiá-las em suas vidas tão sofridas e necessitadas. Nosso objetivo sempre foi o de prestar assistência social, educacional e cultural a todos aqueles que nos procuraram e que de uma forma ou de outra chegavam até a porta da nossa Instituição”, diz um trecho do documento.

A Casa da Gente foi idealizada pela irmã Maria Alves dos Santos, que se sensibilizou com a realidade social da região de Barbacena. Até este ano, todo o funcionamento era garantido através de doações espontâneas de voluntários e empresários de Laguna e de cidades vizinhas. “Apenas em pequenos e curtos períodos de tempo tivemos ajuda municipal”, revela a carta.

As profissionais que atuavam na creche já foram desligadas e a entidade precisa arcar com os encargos trabalhistas e também com as próprias dívidas adquiridas ao longo da década. O espaço funcionará apenas para atividades voluntárias e, sobretudo, gratuitas. “Infelizmente as circunstâncias desfavoráveis e a falta de apoio daqueles que teriam por obrigação fazer a nossa manutenção , não nos deixou outra alternativa a não ser esta que expomos com muita tristeza a comunidade nesta carta”, pontua o texto.

Leia a nota na íntegra

COMUNICADO

A ASSOCIAÇÃO SÃO JUDAS TADEU, em Barbacena, que durante 10 anos teve como um de seus Projetos muito queridos, a CRECHE CASA DA GENTE, vem através desta carta prestar alguns esclarecimentos a população de Laguna.

Durante 10 anos estivemos seriamente focados no atendimento às famílias necessitadas da região da Barbacena.Nunca deixamos de medir esforços para oferecer a elas o que há de melhor em recursos que poderiam beneficiá-las em suas vidas tão sofridas e necessitadas.

Nosso objetivo sempre foi o de prestar assistência social , educacional e cultural a todos aqueles que nos procuraram e que de uma forma ou de outra chegavam até a porta da nossa Instituição.

Durante todos esses anos apenas em pequenos e curtos períodos de tempo tivemos ajuda Municipal. Mantivemos nossa Instituicao sempre através de doações de pessoas abnegadas e de alguns benefícios e projetos pontuais e muito pouco frequentes.

Enfim, são as pessoas comuns e anônimas da nossa cidade e região, as grandes financiadoras da nossa Instituição.

Mas ao final de 2023 chegamos em uma situação muito triste para todos nós que batalhamos diuturnamente em prol desta causa tão importante que é o atendimento de crianças e Famílias.

Nossos recursos financeiros se esgotaram.

Apesar de ser uma obrigação do município o cuidado das crianças em período pré-escolar, não recebemos nenhuma verba que pudesse fazer a manutenção da nossa instituição.

Por isso através desta carta aberta a comunidade e com um aperto muito grande em nossos corações estamos informando que em 2024 não teremos mais a Creche Casa da Gente.

Nossos recursos extremamente precários não nos permitem a manutenção desta atividade.

Manteremos a Associação com as atividades que até então faziamos tais como palestras, atendimento às famílias, distribuição de alimentos, cursos de artesanato e trabalhos manuais e Centro de convivência que são atividades extremamente importantes e que geram um custo acessível a nossa capacidade.

Para isso manteremos apenas uma funcionária remunerada que é o que teremos condições de manter.

Temos a certeza de que nossa Diretoria , composta exclusivamente de voluntários fez o possível e o impossível para que não precisássemos tomar esta decisão , mas infelizmente as circunstâncias desfavoráveis e a falta de apoio daqueles que teriam por obrigação fazer a nossa manutenção , não nos deixou outra alternativa a não ser esta que expomos com muita tristeza a comunidade nesta carta.

Agradecemos a todos aqueles que colaboraram conosco e em momentos de extrema angústia, vieram nos socorrer, partilhando um pouco daquilo que conseguiram arrecadar em seus eventos, para que pudéssemos chegar até o final deste ano sem dívidas.

Creche Casa da Gente
Barbacena – Laguna

Previous
Next