Vistoria não encontra irregularidades em instituições de cuidados para idosos

Operação Virtude é uma ação nacional, coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. 
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Uma força-tarefa realizada ao longo da manhã desta quinta-feira, 26, vistoriou as instituições de longa permanência para idosos existentes no município, como etapa da Operação Virtude, que visa prevenir e combater crimes de violência contra pessoa idosa no âmbito do estado.

A operação envolveu o Corpo de Bombeiros Militar, as polícias Militar, Civil e Científica, com apoio técnico da Secretaria de Assistência Social.

Segundo os órgãos, nenhuma irregularidade foi encontrada. A Operação Virtude é uma ação nacional, coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.

Violência contra idosos

Problema de saúde pública e social, que vai além de agressões físicas, a violência contra idosos pode ocorrer pela privação da liberdade de escolha na realização de atividades diárias, negligência de cuidados básicos, falta de acesso ao SUS e a medicamentos, ausência de espaços de sociabilidade com a comunidade e familiares, falta de acessibilidade ou inadequação de espaço físico, rigidez em normas que restringem a autonomia e a vontade da pessoa, dentre outras de cunho psicológico, emocional e patrimonial.

Notícias relacionadas