Quarta-feira com risco de temporais

Chance de temporais localizados, acompanhados de chuva forte, raios, rajadas de vento acima de 70 km/h e queda granizo. Os temporais tem início no Extremo Oeste e Oeste, na madrugada e manhã, estendendo-se pela manhã entre o Planalto Sul e Litoral Sul, atingindo as demais regiões entre a tarde e noite.
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

A quarta-feira, 13, terá risco de fortes temporais, segundo alerta da Epagri/Ciram. O comunicado vale para todas as regiões do estado, especialmente do Extremo Oeste ao Litoral Sul.

Chance de temporais localizados, acompanhados de chuva forte, raios, rajadas de vento acima de 70 km/h e queda granizo. Os temporais tem início no Extremo Oeste e Oeste, na madrugada e manhã, estendendo-se pela manhã entre o Planalto Sul e Litoral Sul, atingindo as demais regiões entre a tarde e noite.

Já nesta terça-feira, 12, predomínio de sol e calor em Santa Catarina. As temperaturas máximas superam  30°C em todo o estado. No Litoral Sul, pode alcançar até 35°C, resultado da condição pré-frontal, isto é, o aquecimento antes da passagem de uma frente fria. Ao longo do dia, a formação de uma frente fria no Rio Grande do Sul concentra a instabilidade mais intensa sobre o estado gaúcho. No final do período, o forte calor combinado a aproximação da instabilidade da frente fria, favorece a ocorrência de pancadas isoladas de chuva com trovoadas no Planalto Sul e Litoral Sul.

Na quinta-feira, 14, a frente fria combinada com a formação de um sistema de baixa pressão no litoral catarinense, mantém o tempo instável com chuva, sendo mais intensa e persistente do centro ao leste do estado, o que mantém o risco moderado a pontualmente alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas e deslizamentos para essas regiões.  Durante a sexta-feira, 15, os sistemas se afastam para alto mar à medida em que uma massa de ar seco avança para o estado. As temperaturas voltam a cair no estado, sobretudo nas noites e madrugadas.

Confira os detalhes

Terça-feira (12/09): 
Tempo: sol com algumas nuvens em SC. Nevoeiros entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte do Estado.
Temperatura:  em elevação rápida durante o dia, com calor à tarde com máximas de 30 a 35°C.
Vento: nordeste a noroeste, variando a sul no Litoral, fraco a moderado, com rajadas mais intensas no Litoral, acima dos 60 km/h.
Sistema: alta pressão (massa de ar mais seco e quente) predomina em SC.

Quarta-feira (13/09): 
Tempo: do Extremo Oeste ao Meio-Oeste, chuva com temporais localizados no decorrer do dia, estendendo-se para as demais regiões a partir da tarde.
Temperatura:  mais elevada no norte de SC em declínio nas demais regiões.
Vento: nordeste/noroeste virando para sudoeste, fraco a moderado, com fortes rajadas, especialmente no Litoral e sul de SC.
Sistema: deslocamento de uma frente fria por SC.

Quinta-feira (14/09): 
Tempo: instável com chuva em SC. Volumes mais elevados no sul do Estado e Grande Florianópolis. O tempo melhora com sol entre muitas nuvens no decorrer do dia.
Temperatura:  baixa em todas as regiões.
Vento: sul, fraco a moderado, com fortes rajadas no litoral, devido a um ciclone no mar.

Sexta-feira e sábado (15 e 16/09): 
Tempo: sol com algumas nuvens em SC. Nevoeiros ao amanhecer, especialmente no norte do Estado.
Temperatura:  baixa na madrugada e em elevação durante o dia.
Vento: sul, fraco a moderado, com rajadas mais intensas no litoral na madrugada e manhã.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.