Previsão se confirma e moradores registram queda de granizo

Quarta-feira, 27, será de tempo fechado em todo o estado de Santa Catarina, principalmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, onde a chuva dá início desde a madrugada. Esta condição ocorre devido ao avanço de uma frente fria, associada ao processo de formação de um ciclone extratropical na costa.
Foto: Chirle Ponciano/Colaboração/Agora Laguna

A previsão do tempo que indicava queda de granizo com a mudança de tempo se confirmou e vários moradores relatam registros ao longo da cidade. A causa dessa instabilidade é a intensificação de um sistema de baixa pressão que dará origem a um ciclone extratropical entre o litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina no final do dia.

Ao longo desta terça-feira, 26, a chuva ocorre de forma persistente em áreas do centro ao leste de Santa Catarina. De acordo com o Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Santa Catarina, em alguns momentos, entre o Litoral Sul, Planalto Sul e parte da Grande Florianópolis e do Alto Vale do Itajaí, esta chuva ocorre de maneira intensa, com acumulados médios entre 40 e 60 mm.

A quarta-feira, 27, será de tempo fechado em todo o estado de Santa Catarina, principalmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, onde a chuva dá início desde a madrugada. Esta condição ocorre devido ao avanço de uma frente fria, associada ao processo de formação de um ciclone extratropical na costa.

Na quinta-feira, 28, o dia amanhece com ventos de sul e sensação de frio, devido a entrada de uma massa de ar mais fria na região. Apesar disso, a melhora nas condições do tempo é breve, até o final do dia os ventos começam a mudar para norte, trazendo maior umidade e possibilidade de pancadas de chuva na porção oeste e faixa norte do estado. Nas áreas de divisa com o estado gaúcho, o tempo segue mais firme, porém ainda há muita variação de nebulosidade. A sensação é de frio no amanhecer, com valores abaixo de 10°C na maior parte do estado. Além disso, as máximas não passam de 23°C, com exceção de pontuais acima deste valor no Oeste.

Entre sexta-feira, 29, e sábado, 30, a chuva não dá trégua. Ainda há condições para chuva em todas as regiões, em especial das áreas centrais ao Litoral Norte do estado, influenciados pelo transporte de umidade do oceano para o continente. Em contrapartida, o risco para temporais é menor em relação ao início da semana. As temperaturas ficam amenas, com máximas abaixo de 20°C em grande parte do estado.

A partir do final da manhã da terça-feira, 26, o vento do quadrante norte/noroeste ganha força com velocidade média entre 30 e 40km/h e rajadas entre 60 e 80km/h, na área entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul e na Grande Florianópolis, a media que um sistema de baixa pressão ganha força, para no final do dia dar origem a um ciclone extratropical entre o Litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Previous
Next