Laguna recebe, no sábado, 30, o quinto Encontro de Surdos. O evento promoverá, segundo a Associação Lagunense de Pais e Amigos de Surdos (Alpas), um ciclo de palestras para facilitar a construção de “uma sociedade mais justa e igualitária”.
O evento é acessível para surdos e não surdos, usuários ou não da Língua de Sinais. As inscrições gratuitas podem ser feitas clicando aqui.
Serão cerca de dez horas de atividades no auditório da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no Progresso. A programação começa às 8h e terá como palestrantes: Bruna Crescêncio Neves, Crisiane Nunes Bez Batti, Daiana do Amaral Jeremias, Dulcinéia Felicidade Clarinda Vieira, Gláucio de Castro Júnior, Marcos Luchi, Marianne Rossi Stumpf, Raquel Moreno e Rodrigo Custódio da Silva.
A realização do encontro também coincide com várias datas significativas para a comunidade surda: o Dia Internacional das Línguas de Sinais, em 23 de setembro, o Dia Internacional do Surdo e o Dia do Profissional Tradutor Intérprete de Língua de Sinais, em 30 de setembro; e o Dia Nacional do Surdo, em 26 de setembro, que lembra do ano de 1857, quando foi fundada a primeira escola para a educação da comunidade.