Museu reabre segundo andar após quatro anos

Entre os itens expostos: a gaita de Pedro Raymundo, o prelo usado por Jerônimo Coelho, as imagens sacras históricas e também quatros artísticos.

Depois de quatro anos, o Museu Histórico Anita Garibaldi reabriu suas portas e voltou a receber visitantes, nesta quarta-feira, 30, em meio às comemorações dos 202 anos de nascimento da heroína catarinense. Apenas o piso superior, onde há a sacada em que ocorreu a proclamação da República Catarinense, poderá ser visto.

A reforma do espaço foi custeada pela prefeitura, que deve finalizar os últimos retoques nos próximos dias. O processo de restauro incluiu retoques no reboco e pintura interna e externa, além de pontos do telhado e restauração das janelas e portas. O museu havia sido fechado exatamente quatro anos atrás em 30 de agosto de 2019.

As peças expostas são de várias épocas. É possível ver: a gaita de Pedro Raymundo, o prelo usado por Jerônimo Coelho, imagens sacras históricas, mobiliário religioso e também quatros artísticos, incluindo retratos do imperador Dom Pedro 2º e do ex-governador catarinense Colombo Salles (1971-1975). O Museu Histórico Anita Garibaldi funcionará das 9h às 19h, todos os dias.