Laguna vacina quase 50% do público-alvo a dez dias do fim da campanha contra gripe

Todas as salas de vacina do município têm o imunizante disponível para aplicação das 8h às 11h e 13h às 16h, de segunda a sexta-feira. O ponto descentralizado no Mercado Público foi desativado.
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A dez dias do fim da campanha nacional de vacinação contra o vírus influenza, causador da gripe, Laguna alcançou índice de cobertura vacinal de 49,75% do público-alvo com 13,6 mil doses aplicadas

Os dados são desta terça-feira, 20. A campanha encerra a nível nacional no próximo dia 30 e até lá, todas as salas de vacina do município têm o imunizante disponível para aplicação das 8h às 11h e 13h às 16h, de segunda a sexta-feira. O ponto descentralizado no Mercado Público foi desativado.

Segundo o Ministério da Saúde, Laguna tem 21,7 mil moradores dentro das faixas etárias e grupos prioritários da campanha, que oferta a dose trivalente, eficaz contra as cepas da H1N1, H3N2 e tipo B.

A gripe é uma infecção viral, bastante transmissível, que afeta o sistema respiratório. Pessoas infectadas com o vírus influenza podem ter desde sintomas leves a sintomas graves, que necessitam de internação e podem levar à morte. Os sintomas mais comuns são febre, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse. Pessoas mais vulneráveis, especialmente aquelas com doenças crônicas, idosos, crianças, podem desenvolver quadros de pneumonia, sinusite, otite e desidratação.