Em crise, Lagunatur confirma redução de horários

Escolha dos horários de pico, segundo nota, tem objetivo de evitar "a não paralisação total das linhas de operação da empresa".
Foto: Luis Claudio Abreu/Agora Laguna

A empresa de ônibus Lagunatur, concessionária do serviço público de transporte coletivo urbano, vai reduzir seus horários a partir de quarta-feira, 21. A medida, antecipada pelo Portal Agora Laguna, decorre da não votação do projeto de lei sobre o acordo financeiro com a prefeitura para o encerramento de uma ação judicial, em trâmite há três anos.

A redução dos horários vai priorizar comércio estudantes. As viagens vão acontecer entre 7h e 8h30; 11h30 às 12h30; 13h às 14h e 17h30 às 18h30. A escolha dos horários de pico, segundo nota, tem objetivo de evitar “a não paralisação total das linhas de operação da empresa”.

Com déficit mensal que passa de R$ 200 mil ao mês, a transportadora busca meios de garantir a sobrevivência financeira. A expectativa depositada na Câmara de Vereadores foi diluída com a informação de que não ocorreria a discussão do projeto na segunda-feira, 19. Funcionários da Lagunatur ocuparam o espaço destinado ao público na sessão para demonstrar apoio, mas em vão. A discussão será só na quinta-feira, 22, em sessão extraordinária, e a segunda votação no dia 26. Depois, o acordo ainda terá de ser avaliado pela Justiça.

O projeto em debate prevê o pagamento de R$ 2,5 milhões em 22 parcelas mensais à empresa e, apesar de não resolver todo o problema, ameniza as finanças e assegura a manutenção do transporte coletivo. O prazo de 22 meses também é definido como o tempo de vigência de uma licença excepcional de operação a ser concedida e o limite para que haja uma nova licitação do serviço.

Nota da Lagunatur na íntegra

COMUNICADO DE PARALISAÇÃO

A empresa Lagunatur, concessionária do serviço de transporte coletivo da cidade de Laguna, comunica a todos os seus usuários, que apesar das inúmeras tentativas de resolver a grave crise financeira que assola a empresa, em conjunto com o Município de Laguna, dentre eles o Projeto de Lei que aguarda votação junto a Câmara de Vereadores deste município, torna público a necessidade de redução de alguns horários intermediários, permanecendo assim, a realização somente, dos chamados horários de pico, priorizando os estudantes e os trabalhadores do comércio em geral.

Portanto, visando a não paralisação total das linhas de operação da empresa, comunicamos a população em geral, que a partir do dia 21/06/2023, os horários que serão realizados são os seguintes: entre 7h e 8h30; 11h30 às 12h30; 13h às 14h e 17h30 às 18h30.

A empresa se solidariza com todos os seus usuários, e lamentamos a presente decisão, solicitando a compreensão e nos colocando à disposição nos telefones: (48) 3644-1365, 3646-1365 ou WhatsApp 99984-5094.

Atenciosamente
Direção da empresa Laguna Transporte e Turismo Ltda.