Coleta de lixo volta a gerar reclamações em bairros de Laguna

Em algumas localidades, atrasa; em outras, o caminhão não passa. A insatisfação têm motivado críticas públicas e não há uma previsão de normalização da prestação de serviço.
Foto: Luis Claudio Abreu/Agora Laguna

Há mais de uma semana, moradores de vários bairros de Laguna reclamam da coleta de lixo. Em algumas localidades, atrasa; em outras, o caminhão não passa. A insatisfação têm motivado críticas públicas e não há uma previsão de normalização da prestação de serviço. Desde 2021, com as mudanças de empresas em razão de processo licitatório, a cidade enfrenta momentos complicados em relação ao recolhimento de resíduos.

“Pouca vergonha, no bairro Portinho o caminhão do lixo não tá passando”, reclama um morador do bairro, em mensagem enviada pelas redes sociais da Redação. A atual operadora é a Brisa Transportes, empresa com sede no Rio Grande do Sul, que venceu o certame licitatório feito no ano passado. O Portal Agora Laguna procurou os responsáveis pela gestão da contratada municipal, mas não obteve retorno até a publicação do texto. A justificativa oficial e repetida constantemente é que não há funcionários suficiente para atender à demanda.

A prefeitura de Laguna notificou a empresa para que regularize a operação. “O proprietário foi intimado a comparecer na prefeitura ainda esta semana para prestar esclarecimentos e nos apresentar um novo plano de trabalho para que não tenhamos mais estes fatos. É lamentável, eles justificam alegando a dificuldade de mão de obra, mas é uma obrigação e tem que cumprir o contrato”, informou o prefeito Samir Ahmad (Republicanos), em entrevista à Rádio Difusora nesta manhã. Na mesma entrevista, o chefe do Executivo avaliou que a Brisa tem “deixado a desejar” na prestação de serviços e falou que existe a possibilidade de rompimento de contrato, mas que a hipótese não é considerada no momento. “O objetivo é prestar um serviço de qualidade para a população”. O atual acordo contratual vai até o agosto, quando deve ocorrer nova licitação.