Anitta se inspira em Anita Garibaldi para figurino pré-Carnaval

Antes de Anita, a guerreira, estilista Clara Lima fez roupas inspiradas em personalidades como a bailarina italiana Marietta Baderna e a personagem brasileira Tieta do Agreste, da obra de Jorge Amado. 
Divulgação

A cantora Anitta, brasileira mais tocada no Spotify em 2022, se inspirou em outra Anita – com um ‘t’ apenas – para compor um dos figurinos de suas apresentações de pré-Carnaval, cujo conceito é homenagear mulheres guerreiras. E nesse grupo está Ana Maria de Jesus Ribeiro, filha mais ilustre de Laguna, que foi a base para a criação dessa vestimenta, assinada pela estilista Clara Lima.

O figurino inspirado na heroína revolucionária foi usado pela primeira vez, no domingo, 15, em São Paulo. Antes de Anita, a guerreira, Clara fez roupas inspiradas em personalidades como a bailarina italiana Marietta Baderna e a personagem brasileira Tieta do Agreste, da obra de Jorge Amado.

A vestimenta não é uma cópia ou reprodução, apenas faz alusão à lagunense, tendo como base referencial a pintura Alegoria da revolução, de 1846, de autoria de Johann Rugendas, com adaptações para atender ao universo Anitta. O traje vem acompanhado de um lenço no pescoço que representa os adereços usados pelos farroupilhas, como Giuseppe Garibaldi, companheiro de vida e de luta da catarinense. As botas longas são parecidas com as dos combatentes da época.

“A parte mais desafiadora foi transformar elementos característicos dessa figura em algo pop e atual, o que demandou muitas pesquisas e análises. No final, acredito que conseguimos traduzir, com os volumes e formas, essa mulher que realmente foi uma guerreira”, explica a estilista. Anitta, a cantora, esteve pela última vez em Laguna no ano de 2020, quando se apresentou em evento aqui na cidade.