Operação dos bombeiros envolve guarda-vidas e moto aquática para verão seguro

Durante a operação veraneio será empregada a embarcação Regate-03 com base em Laguna, além de cinco moto aquáticas distribuídas nas praias dos municípios litorâneos.
Foto: CBM SC

Desde o dia 1º de outubro, o Corpo de Bombeiros Militar realiza a pré-temporada da Operação Veraneio na área sob responsabilidade do 8º Batalhão de Bombeiros Militar. Neste período, o serviço de prevenção e salvamento pelos guarda-vidas é realizado aos finais de semana e aos feriados nas principais praias dos municípios de Laguna, Imbituba, Garopaba e Jaguaruna.

Já a partir do dia 3 de dezembro, todos os postos dessas cidades passarão a ser ativados durante todos os dias da semana. A operação se estende até o dia 26 de fevereiro. Após esse período, teremos a pós-temporada, com a ativação do serviço novamente aos finais de semana e feriados, nas principais praias, até o início do mês de maio.

Número de postos e de praias:

Na área do 8º BBM de Tubarão, o serviço de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros é realizado em 36 balneários e contará nessa temporada com 69 postos de guarda-vidas.

A corporação reforça que é extremamente importante para a segurança que os banhistas frequentem os locais protegidos, próximos dos postos de guarda-vidas, pois em caso de afogamento, o socorro poderá ser prestado com maior eficiência e com maiores chances de sucesso.

É importante reforçar que a maior parte das mortes por afogamento ocorre em locais onde não há o serviço de salvamento, seja em praias afastadas ou em rios, lagoas e cachoeiras, em que não há proteção por guarda-vidas.

Durante a operação veraneio será empregada a embarcação Regate-03 com base em Laguna, além de cinco moto aquáticas distribuídas nas praias dos municípios litorâneos.

Cursos de guarda-vidas:

Os cursos de formação e de recertificação de guarda-vidas que atuarão nas quatro cidades já estão em andamento. A previsão é que na temporada o serviço contará com mais de 280 guarda-vidas que durante os cursos são capacitados para a prevenção e salvamento de vítimas de afogamento.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Piscinas e áreas recreativas com opção aquática de lazer

As piscinas e áreas recreativas particulares com opção aquática também devem dispor do serviço de prevenção e salvamento por guardiões de piscinas.

Nos meses de novembro e dezembro de 2022, em uma ação vinculada à prevenção de afogamentos, serão realizadas fiscalizações nos estabelecimentos que dispõe desse modelo de área recreativa, como parques aquáticos, clubes, hotéis e pousadas, localizados nos municípios de atuação do 8º Batalhão de Bombeiros Militar. A área de abrangência do batalhão compreende 21 cidades, dentre elas Tubarão, Imbituba, Garobapa, Laguna, Gravatal e Jaguaruna, cidades com ampla movimentação turística durante a estação que se aproxima.

Na ação, a ser empreendida pelas equipes do Serviço de Segurança Contra Incêndio do CBM, serão fiscalizados cerca de 130 estabelecimentos. O objetivo da operação consiste em averiguar as condições de segurança das piscinas, notadamente no que se refere aos sistemas e medidas de segurança elencados na Instrução Normativa nº 33/CBMSC.

Nas vistorias serão analisados critérios como a presença de ralos com dispositivo de antiaprisionamento, botoeiras de emergência, instalação de barreira física no entorno da área da piscina, previsão de placa com orientações de segurança e verificação da necessidade de guarda-vidas no local.

O território resguardado e atendido pelo 8º BBM concentra uma extensa rede hoteleira e de parques de águas termais, que recepciona grande público nos meses compreendidos entre novembro e março. O propósito da ação planejada pelo 8ºBBM segue o lema “prevenir é salvar”.

Com informações do Corpo de Bombeiros

Notícias relacionadas