Novembro começa com frio intenso

Na sequencia, uma forte massa de ar frio de origem polar avança, atípica para a época do ano, declinando de forma acentuada as temperaturas na segunda-feira.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Outubro termina com chuva e temporais localizados com granizo, devido ao deslocamento de uma frente fria em Santa Catarina, associada a um ciclone extratropical na costa Sul do Brasil. Na sequencia, uma forte massa de ar frio de origem polar avança, atípica para a época do ano, declinando de forma acentuada as temperaturas na segunda-feira.

Tudo indica que o frio chega e ainda terá umidade no estado na terça, 1°, por isso, não se descarta a possibilidade de chuva congelada e neve nas áreas altas do Planalto Sul (janela pequena durante a madrugada). Essa é uma condição atípica e não há registro histórico de neve em Santa Catarina nessa época.

Leia também: Assistência Social atenta à previsão de clima frio

Na quarta e quinta, dias 2 e 3, o ar mais frio e seco deixa o tempo estável no estado, com temperatura de -4°C a 0°C nas áreas altas do Planalto Sul, e de -1°C a 4°C no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte, com condição para formação de geada. Na estação meteorológica de São Joaquim (rede do INMet), de quase 40 anos de dados, o menor registro de temperatura, em meses de novembro, é de -1,5ºC (negativos) em 5 de novembro de 1992. Considerando toda a série histórica, desde 1983, são 18 dias com registro de temperaturas abaixo de 3°C no município no referido mês.

Em Laguna

SEXTA: mínima 17°C e máxima 28ºC – Sol com algumas nuvens;
SÁBADO: mínima 15ºC e máxima 30ºC –
Nebulosidade com chuva a partir da tarde;
DOMINGO: mínima 18ºC e máxima 32ºC –
Encoberto com chuva no decorrer do dia;
SEGUNDA: mínima 6ºC e máxima 20ºC –
Encoberto com chuva.

Veja os detalhes

Sexta-feira (28/10):
Tempo: sol e algumas nuvens em SC. Entre a tarde e noite condição de chuva isolada com trovoadas do oeste ao norte do Estado.
Temperatura: em elevação durante o dia.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.
Sistema: alta pressão no litoral Sul do Brasil. Cavado (área de baixa pressão) influencia SC a partir da tarde.

Sábado (29/10):
Tempo: variação de nuvens em SC, com sol especialmente da Grande Florianópolis ao sul do Estado. Do oeste ao norte há condição de chuva isolada e a qualquer hora do dia, chegando ao Planalto Sul e Litoral Sul à tarde, com risco de temporais localizados com granizo.
Temperatura: em elevação, abafado devido a elevada umidade do ar.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral Sul.
Sistema: cavado influenciando SC.

Domingo (30/10):
Tempo: mais nuvens e chuva no decorrer do dia do Extremo Oeste ao Litoral Sul e a partir da tarde nas demais regiões devido ao deslocamento de uma nova frente fria. Totais de chuva mais elevados previstos para o Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste. Alto risco de temporais localizados com granizo.
Temperatura: elevada, com sensação de ar abafado, diminuindo no fim do dia.
Vento: noroeste/noroeste a sul, fraco a moderado, com rajadas.

Segunda-feira (31/10):
Tempo: instável com chuva isolada na maioria das regiões de SC devido a frente fria, melhorando a partir do oeste no fim do dia.
Temperatura: em declínio acentuado com a chegada de uma forte massa de ar frio de origem polar no Sul do Brasil, atípica para época do ano.
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado, com rajadas fortes especialmente no Litoral (60 a 80km/h).

Terça-feira (01/11):
Tempo: mais nuvens e chuva isolada na madrugada e início da manhã, com sol em todas as regiões no decorrer do dia devido a massa de ar polar seco no Sul do Brasil.
Temperatura: baixa, com condição de uma pequena janela para ocorrência de neve nas áreas altas do Planalto Sul na madrugada.
Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

Com informações da Defesa Civil e Epagri/Ciram.

Previous
Next