Câmara adia sessão e decreta luto após morte de ex-vereador

Rodrigo Luz de Moraes, vereador nas legislaturas de 2013 e 2017, deixa esposa e dois filhos. 
Reprodução

A morte do ex-vereador de Laguna, Rodrigo Luz de Moraes (MDB), 54 anos, deixou a política local em luto. No começo da tarde desta segunda-feira, 24, o presidente da Câmara, Rhoomening Rodrigues (PSDB), determinou o adiamento da sessão ordinária de hoje para quarta-feira, 26, e decretou luto oficial de três dias no Poder Legislativo.

“Trabalhamos juntos por dois mandatos, tínhamos nossas diferenças, o que é normal em uma democracia, porém nosso intuito sempre foi o mesmo, melhorar a vida das pessoas. E uma de suas bandeiras foi o desenvolvimento do interior, incentivando a agricultura e pecuária”, declarou o vereador. A prefeitura também anunciou decretação de luto oficial pelo mesmo período, uma vez que o ex-vereador também foi procurador-geral adjunto, assessor jurídico e secretário. “Reconhecemos sua dedicação como cidadão e agente público na prestação de serviços à comunidade”, disse o prefeito Samir Ahmad (Republicanos).

Moraes foi vítima de um infarto, em sua casa, na comunidade de Parobé, onde mantinha uma fazenda e atuava com produtor rural. Na vida profissional, também foi advogado. Concorreu à Câmara pela primeira vez em 2008, pelo então Partido da República (PR), hoje Partido Liberal (PL), do qual chegou a ser presidente no município. Naquele ano, ficou na condição de suplente.

Em 2012 e 2016, foi eleito ao Legislativo e em 2020, após trocar o PL pelo MDB, ficou novamente na suplência. Enquanto vereador, foi autor do projeto de lei que gerou as emendas impositivas no Orçamento municipal, à exemplo do que ocorre a nível estadual e federal.

No ano de 2014 disputou a presidência da Casa de Leis, mas perdeu a eleição para o então vereador Roberto Alves (PP) e em 2019, foi eleito segundo secretário da Mesa Diretora, mas renunciou ao cargo com base no que prevê o regimento da advocacia. Em algumas oportunidades, chegou a ter seu nome cotado como pré-candidato à prefeitura de Laguna. Foi procurador jurídico da Sociedade Musical Carlos Gomes.

O ex-vereador será velado na capela mortuária Cristo Rei (ao lado do colégio Almirante Lamego), a partir das 15h, e o cortejo fúnebre sairá às 8h, de terça-feira, 25, para o Crematório São Mateus, em Capivari de Baixo. Rodrigo Luz de Moraes deixa esposa e dois filhos.

Notícias relacionadas