Previous
Next

Pescadores recebem orientações sobre captura de peixes ameaçados

Ação ainda resultou na apreensão de uma rede de emalhe, que estava disposta na lagoa com dispositivo flutuante. O petrecho tem pouco mais de 300 metros e é usada na captura de pescados, como o burriquete.
Divulgação/PMA

Um grupo de pescadores recebeu orientação sobre a captura eventual de espécies de peixes ameaçadas de extinção. As explicações foram dadas pela Polícia Militar Ambiental (PMA), na quarta-feira, 20.

A ação foi realizada após um vídeo viralizar nas redes sociais. Nas imagens, um pescador comemora a captura de um burriquete, com cerca de 20 quilos. A espécie, conhecida ainda como miraguaia (Pogonias cromis), é ameaçada de extinção e a pesca flagrada pode gerar processo administrativo passivo de multa de R$ 5 mil e uma ação criminal, junto à Comarca.

“Foram abordados assuntos como licença de pesca, espécies protegidas por lei, cota de captura, tamanho mínimo para pesca de espécies permitidas, e assunto como a proibição da comercialização desse pescado”, explica o sargento Robson Vieira, da PMA.

A ação ainda resultou na apreensão de uma rede de emalhe, que estava disposta na lagoa com dispositivo flutuante. O petrecho tem pouco mais de 300 metros e é usada na captura de pescados, como o burriquete. Três linguados e um bagre foram pegos e devolvidos à água por estarem vivos. Uma miraguaia presa à rede estava sem vida e foi recolhida para o setor de armazenamento da corporação para doação a instituições filantrópicas.

Ainda de acordo com as informações apuradas, o pescador que divulgou o vídeo do burriquete no fim de semana foi intimado a comparecer no quartel para medidas cabíveis.

Previous
Next