Cronograma atrasa e empresa é notificada para entregar relatórios sobre projeto da Ponte do Pontal

Além da ponte, a planta prevê toda a remodelação da infraestrutura do entorno para garantir mobilidade no acesso à estrutura.
Sondagens para o projeto da ponte. Foto: Divulgação

O cronograma de elaboração do projeto da Ponte do Pontal está atrasado. Isso motivou a emissão de uma notificação para que o Consórcio Ponte Laguna (empresas Fares e Única) cumpra as datas e façam as entregas das documentações exigidas no edital de contratação.

De acordo com a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), a empresa precisa entregar os relatórios dos anteprojetos, apresentação das sondagens, entrega de relatórios e projetos de plano de execução e orçamento e corre o risco de ser penalizada se não fizer a apresentação desses documentos. Uma notificação semelhante já tinha sido feita em fevereiro.

“Caso a empresa não cumpra o contrato a SIE tomará as medidas cabíveis previstas no edital”, informa a nota. Com isso, a previsão de que todo o projeto estaria concluído em março fica prejudicada e o Estado evita cravar novas datas, pois depende da análise das documentações. Agora Laguna tenta contato com o consórcio.

A estrutura vai ligar a região do Farol de Santa Marta, através da SC-100, até o núcleo urbano de Laguna. A arquitetura vai lembrar o modelo aplicado na Ponte Anita Garibaldi, no Canal de Laranjeiras, em Cabeçuda. Será também com sustentação por estais, porém não será em curva como aquela.

A intenção é que a ponte ajude a desenvolver o turismo adequando a infraestrutura viária do município, de forma a expandir as atividades turísticas, melhorando a qualidade do produto ao turista, contribuindo de forma fundamental para o desenvolvimento da atividade turística no município de Laguna e região. Atualmente, a ligação entre o núcleo urbano e a região da ilha é feita via transporte aquaviário por balsa ou bote.

Além da ponte, a planta prevê toda a remodelação da infraestrutura do entorno para garantir mobilidade no acesso à estrutura.

Veja a nota da Secretaria de Infraestrutura

A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) esclarece que notificou a empresa responsável pela a elaboração do projeto da ponte de Laguna, no Sul do Estado, sob pena de multa, por não cumprimento do cronograma da entrega dos relatórios dos anteprojetos, apresentação das sondagens, entrega de relatórios e projetos de plano de execução e orçamento. A SIE explica que, em fevereiro a empresa já havia sido notificada por não cumprimento do cronograma. Caso a empresa não cumpra o contrato a SIE tomará as medidas cabíveis previstas no edital.

Divulgação/SIE

Notícias relacionadas