Pinguim fora de época é tratado pelo PMP-BS

Animal será encaminhado para a Associação R3 Animal, em Florianópolis, onde passará pelas rotinas de reabilitação para voltar ao seu habitat natural. Essa liberação deverá ocorrer apenas no inverno. 
Divulgação/PMP-BS

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) de Laguna informou que tratou um pinguim (Spheniscus magellanicus) fora de época. A aparição desta espécie é característica do inverno e no verão, tradicionalmente, eles estão em suas colônias reprodutivas na patagônia argentina.

A equipe veterinária determinou, em avaliação clínica, que o animal estava com hipertermia, que é temperatura corporal acima do normal. No inverno, a tendência é que os animais cheguem hipotérmicos, com temperatura abaixo do normal. No caso do pinguim tratado em Laguna, quanto mais quente, o quadro de saúde do animal pode evoluir para convulsões e até chegar à morte. A temperatura estava em 41,8 graus sendo que a normal varia entre 37 e 39 graus.

Há ainda a hipótese de que como o pinguim está em processo de muda de penas e isso faz eles perderem a impermeabilização e ficarem vulneráveis na água, isso tenha facilitada a vinda até a orla. O animal será encaminhado para a Associação R3 Animal, em Florianópolis, onde passará pelas rotinas de reabilitação para voltar ao seu habitat natural. Essa liberação deverá ocorrer apenas no inverno.

Sobre o PMP-BS

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no polo pré-sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

Caso encontre algum animal marinho vivo ou morto, entre em contato com o projeto pelo telefone 0800 642 3341.

Notícias relacionadas