Novo delegado da Capitania será empossado sexta-feira

Novo delegado é mineiro de Leopoldina, tem 44 anos, possui formação em Direito e antes de ser nomeado para a delegacia de Laguna, atuava na Diretoria do Pessoal Militar da Marinha.
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

A Capitania dos Portos em Laguna terá um novo delegado a partir de sexta-feira, 14. O capitão-de-corveta Eneas Costa assumirá o posto, em cerimônia prevista para o período da manhã e que será restrita aos marinheiros da organização militar, devido ao atual cenário da pandemia do novo coronavírus.

Costa substituirá o capitão James Batista, no cargo desde 2020 e que segue para a Diretoria de Portos e Costas (DPC), no Rio de Janeiro. O novo delegado é mineiro de Leopoldina, tem 44 anos, possui formação em Direito e antes de ser nomeado para a delegacia de Laguna, atuava na Diretoria do Pessoal Militar da Marinha.

“Comandar a delegacia é uma honra pessoal e profissional, haja vista que poderei contribuir com a sociedade lagunense, no que tange à segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção de poluição ambiental oriundas de embarcações”, disse, ao Portal.

Capitania de Laguna completará cem anos em 2023

A Capitania dos Portos em Laguna tem como objetivo contribuir para o cumprimento das tarefas de responsabilidade da Marinha, na sua área de jurisdição, como orientar, coordenar e controlar as atividades relativas à marinha mercante e organizações relacionadas, em sua área de atuação.

A unidade da cidade juliana surgiu em 1920 como Capatazia de Laguna e foi elevada à categoria de agência em 14 de setembro de 1923, data em que lembra como aniversário de criação. Nessa condição inaugurou em 1940 sua atual sede e mais recentemente em 1993 foi classificada para se tornar uma delegacia dos portos.

Notícias relacionadas