Laguna aparece na lista de ocorrências de acidentes com escorpiões em 2021; cuidados

No estado, segundo o documento, dos 322 acidentes notificados em apenas quatro foi necessário uso de soro. Onze ocorrências foram considerados moderados e apenas dois graves. Nenhuma morte ocorreu.
Divulgação

Um relatório divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina registrou duas ocorrências envolvendo acidentes com escorpiões no ano de 2021. O mapa aponta mais de 322 notificações semelhantes em 84 municípios catarinenses.

No estado, segundo o documento, dos 322 acidentes notificados em apenas quatro foi necessário uso de soro. Onze ocorrências foram considerados moderados e apenas dois graves. Nenhuma morte ocorreu.

Em caso de acidentes com escorpiões ou outros animais peçonhentos do gênero, o ideal é manter a vítima calma e deitada. A área afetada deve ser mantida no nível do coração, ou, se possível, abaixo. Também se deve evitar que a vítima se movimente para não facilitar a absorção do veneno.

O local atingido no corpo deve ser limpo com água, sabão e coberto com pano limpo. Anéis, pulseiras e objetos que venham a apertar a circulação sanguínea (garrotear) devem ser removidos para evitar inchaço.

Uma dica importante é levar uma foto do animal ou apresentar o máximo de características possíveis para que ele seja identificado e para que a vítima receba o soro específico. A vítima deve ser levada de forma imediata ao serviço de saúde mais próximo. Não deve ser feito torniquete (por impedir a circulação), o local da ferida não deve ser cortado para sangria e nem mesmo se aplicar folhas, pó de café ou terra para evitar provocar infecção.

Dicas para evitar acidentes com animais peçonhentos

  • Evitar desmatamentos e queimadas para conservar o meio ambiente. Além de destruírem a natureza, isso provoca mudanças de hábitos dos animais, que se refugiam em celeiros ou mesmo dentro de casas;
  • Acabar com os ratos: a maioria das cobras alimenta-se de roedores. Por isso, mantenha sempre limpos os terrenos, quintais e plantações e evite atrair esses predadores;
  • Usar botas: isto evita até 80% dos acidentes durante o corte de vegetação, por exemplo, pois as cobras picam do joelho para baixo. Porém, antes de calçar as botas, verifique se não há aranhas, escorpiões ou outros animais peçonhentos na parte interna;
  • Proteger as mãos: não coloque as mãos em frestas, tocas, cupinzeiros, ocos de troncos, etc. Use um pedaço de madeira para verificar se não há animais nesses locais;
  • Evite matar os animais, pois eles contribuem para o equilíbrio ecológico.

Notícias relacionadas